
Um grupo de empresários capixabas que está na China em busca de novas tecnologias aplicadas ao agronegócio, desembarca no Brasil na sexta-feira (7/11). Eles chegam com a missão de elaborar um pré-projeto para análise de viabilidade para aquisição de equipamentos a serem empregados nas lavouras e nas empresas de processamento de produtos oriundos de produtores capixabas.
Durante 12 dias, empresários, especialistas em segmento como mamão, banana, limão e tilápia, além de fabricantes de água de coco e sucos de laranja, percorrem fábricas e centros de inovação em cidades e regiões estratégicas da China Continental, incluindo Shanghai, Foshan, Taizhou, Hangzhou, Kunshan, Changzhou e Nanjing. Essas regiões destacam-se pelo forte investimento em tecnologia e alta produção agrícola, conforme explicou Rodrigo Martins, empresário e produtor rural integrante do grupo.
“Nas visitas estamos explorando o uso de novas tecnologias que possam facilitar a colheita, processamento e embalagem destes produtos, aprimorando a qualidade no pós-colheita (pesca) e aumentar a produtividade com menor custo. Algumas novidades estão sendo discutidas, como o emprego de tecnologias por IA que facilitarão no processo mecanizado de colheita e até mesmo na embalagem de alguns produtos”, disse o empresário.
Ao término da missão, a meta é realizar um levantamento de fornecedores que atendam às demandas específicas do setor. Com esses contatos, será elaborado um pré-projeto em parceria com os fornecedores selecionados.
“Vamos sair daqui com alguns deveres a serem discutidos. A ideia, agora, é fazer um levantamento de possíveis fornecedores que mais se identificam às nossas demandas, seguido de um pré-projeto em conjunto para uma posterior análise. Sendo aprovado, faremos um projeto piloto para análise de viabilidade do negócio para aquisição desses equipamentos”, explicou.
Altenis Galavotti, Antonio Roberte Bourguignon, Arisio Tessarolo, Bruno Pessoti, Erikson Tesolini, Fabricio Carrareto, Leomar Bartels, Maike Macena, Marcos Garcia, Renato Bianchini e Rodrigo Fiorot também integram o grupo de empresários capixabas.
A iniciativa representa uma importante etapa na modernização do agronegócio capixaba, buscando incorporar tecnologias de ponta para garantir maior competitividade e sustentabilidade às atividades agrícolas.
Valda Ravani, Jornalista, Redação Campo Vivo

