
Nos últimos três anos o mundo passou por eventos que impactaram substancialmente o mercado de café, consequência não só da geopolítica mundial, que, em termos econômicos, causou a ruptura das cadeias logísticas globais e inflação, como também adversidades climáticas que reduziram a oferta de café. Para se ter uma ideia, nunca se viram preços tão elevados para o café como os verificados no ciclo 2024/2025. O mercado de café vê com preocupação a redução de ofertas de origens importantes como Colômbia, Vietnã e, mais recentemente, uma relativa estagnação na produção brasileira de café arábica. A sustentabilidade ambiental, econômica e social ganha cada vez mais status estratégico para os negócios com café.
Para entender o comportamento atual do mercado e os cenários futuros para esse segmento produtivo tão relevante para o agronegócio brasileiro, estarão reunidos durante dois dias, em Linhares, Espírito Santo, as principais lideranças nacionais do mercado de café. O encontro, denominado “Coffee Sustainable Weekend – Linhares 2025”, acontecerá de 11 a 12 deste mês e é organizado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), organização de utilidade pública, que reúne os comerciantes e exportadores de café do estado do Espírito Santo. O tema do evento é “Cafeicultura Sustentável, Negócios Duradouros”
Para o Secretário Executivo do CCCV, Sandro Rodrigues, o encontro vai receber lideranças e tomadores de decisão importantes do mercado de café para interagirem diretamente com os produtores rurais. “Nunca o Brasil exportou tanto café conilon como em 2024, foram cerca de 9 milhões de sacas. O mundo está recebendo mais conilon capixaba e precisamos estar alinhados com as demandas de nossos clientes e eles, cada vez mais, preocupam-se em estarem consumindo cafés sustentáveis”, completa Sandro. Para o executivo, outro fato importante que o mercado considera e que será amplamente debatido no encontro, é a como garantir a regeneração da agricultura cafeeira, o acesso dos produtores rurais aos programas de certificação e sustentabilidade e como os países consumidores podem retribuir os esforços dos produtores nessa direção.
Entre os debatedores, estarão presentes Eduardo Matavelli, Consultor Sênior da Plataforma Global do Café, iniciativa global voltada a sustentabilidade na cafeicultura, o Presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Márcio Ferreira, o Diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, Celírio Inácio, além de exportadores de café com atuação global e forte engajamento em programas de sustentabilidade, como Volcafe, Louis Dreyfus Company e OFI. Veja no anexo a programação completa das palestras.
O Coffee Sustainable Weekend tem vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas por intermédio da plataforma Sympla. Os temas que estarão em debate são: ESG, agricultura regenerativa; “Afinal, por que devo produzir cafés sustentáveis?”; “É caro fazer cafés sustentáveis? Ferramentas para uma produção mais lucrativa”, “Cafés Especiais: iniciativas para produzir com mais qualidade, sustentabilidade e lucro” e “A nova geração e sua forma de consumir: a sustentabilidade realmente importa?”
O evento é uma realização do Centro do Comércio de Café de Vitória, entidade representativa dos comerciantes e exportadores de café do Estado do Espírito Santo, e do Espírito Hub, com patrocínio de: Sicoob, Bergi Advocacia, SafraLab e John Deere Lipetral e apoio Governo do Estado do Espírito Santo, Secretária de Agricultura e Prefeitura de Linhares.
Centro do Comércio de Café de Vitória