Em maior volume, rentabilidade para formosa fecha positiva em abril

Margens são menores no comparativo com o havaí, mas ainda assim seguem no azul

por Portal Campo Vivo
Imagem de JulySTR por Pixabay

Mesmo com sucessivas desvalorizações, a rentabilidade das lavouras de formosa no Norte do Espírito Santo fechou no azul em abril. Ao longo do ano, a produtividade média na região passou a avançar mês a mês, chegando a 100,5 t/ha em abril, aumento de 7% frente os resultados de março.

Assim, por mais que este cenário favoreça a maior diluição de custos de produção, a queda de preços ao longo de todo o mês limitou margens mais robustas aos produtores. De fato, o preço médio de comercialização foi de R$ 1,50/kg, resultado 56% inferior à média de preço pago ao produtor em março. 

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Deste modo, os rendimentos do mamocultor capixaba foi de R$0,61/kg, mesmo que resultado ainda seja positivo ao produtor, as margens das lavouras foram 74% inferiores ante a março. Para maio, com a maior disponibilidade da fruta a perspectiva é de redução nos preços de comercialização, o que somado a escassez de mão de obra em decorrência do avanço da colheita de café poderá tornar os resultados limitantes, com rentabilidade podendo apresentar resultados abaixo dos custos. 

HFBrasil

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar