
Segurança alimentar e hídrica estão no centro das discussões da sociedade, já que a água é fundamental para produção de alimentos e o país enfrenta um clima cada vez mais incerto. Neste sábado, 22 de março, em que é celebrado o Dia Mundial da Água, volta-se o olhar para a importância da agricultura irrigada na produção sustentável de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar, econômica e ambiental do Espírito Santo.
A agricultura irrigada é uma atividade que requer tecnificação, planejamento e investimento. O coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba e vice-presidente da Associação dos Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes), Érico Orletti, comentou que hoje as tecnologias mais avançadas são os sistemas que são interligados com os tensiômetros e extrator de solução, possibilitando otimizar a água e o fertilizante de forma automática.
Conforme informações do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4), do Governo do Estado, o Espírito Santo conta com o maior percentual de estabelecimentos agropecuários com irrigação do Brasil (43,3%), sendo que mais de 80% fazem uso de irrigação localizada.
“Apesar dos avanços, o maior desafio continua sendo a segurança hídrica. É preciso investimentos em mais barragens e incentivos ao produtor para aderir à irrigação de precisão, um sistema automatizado que fornece água às plantas de forma eficiente, considerando as necessidades da cultura e as condições ambientais.”, explicou Orletti.
O coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba pontuou, ainda, que práticas sustentáveis estão sendo adotadas para conservação de recursos hídricos e do solo, a exemplo do uso de equipamentos de alta precisão para garantir água e fertilizantes na dose certa para evitar desperdícios e preservar o meio ambiente.
“Só com a agricultura irrigada conseguimos produzir mais na mesma área. A gestão hídrica hoje é indispensável para uma agricultura sustentável e a tecnologia é uma grande aliada para os arranjos produtivos. Só com tecnologia e uma irrigação de precisão conseguiremos otimizar custos e uma produção sustentável”, ressaltou Erico Orletti.
Criação Polo Agricultura Irrigada
Para fomentar uma abordagem conjunta para resolver desafios reais e superar obstáculos enfrentados pelos produtores foi criado oPolo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba, instituído pela Portaria Nº 3.711, de 29 de dezembro de 2023, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Segurança Hídrica.
O polo surgiu após mobilização de representantes do poder público e privado. A sede está localizada no Município de Pinheiros e abrange 32 municípios, sendo 31 deles da área da Sudene.
Redação Campo Vivo