
Município que leva o título de “Capital Estadual das Especiarias”, possui Indicação Geográfica (IG) na produção de pimenta-do-reino, pimenta-rosa e de beiju, reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), São Mateus é a oitava cidade da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba”. Maior produtora de pimenta-do-reino e de coco-da-baía do Espírito Santo, segundo dados do Incaper, a gestão local está focada em impulsionar a produção agrícola, fortalecer a infraestrutura rural e garantir mais segurança aos produtores.
No momento, a Secretaria de Agricultura tem realizado uma série de reuniões com as associações, líderes comunitários e representantes dos produtores para levantar demandas para formatação dos programas, informa o secretário da pasta, Edivaldo Permanhane.
Dentre as principais ações e programas listados estão investimentos em infraestrutura e logística rural, com obras de recuperação e manutenção das vias, incluindo terraplanagem, compactação e cascalhamento de ladeiras para facilitar o escoamento da produção e o transporte de trabalhadores, estudantes e moradores. A aplicação de revisol nas estradas principais, garantindo mais durabilidade e segurança, e a articulação para trazer melhorias na rede de energia e de telecomunicação rural consta no planejamento.
A gestão hídrica e sustentabilidade ambiental também são citadas no plano de governo que investirá em sistemas de captação e armazenamento de água, assegurando o abastecimento hídrico para a produção agrícola e a pecuária, reduzindo os impactos da estiagem, além de programas de recuperação de nascentes e conservação do solo. Falando em segurança, parcerias com órgãos públicos e entidades do setor, além de ações para coibir furtos e outros crimes, serão firmadas para assegurar mais tranquilidade aos produtores rurais.
A produção agropecuária será fortalecida para agregar valor às atividades no campo. Para isso, destaca-se a ampliação da oferta de mudas de café, pimenta-do-reino e cacau, incentivando a diversificação das lavouras e o fortalecimento da agricultura familiar.
O secretário reforça que como produtor conhece as dificuldades enfrentadas para a produção de alimentos, desde estradas sem estrutura, falta de mão-de-obra e de segurança, insegurança jurídica, e nos últimos anos, especialmente, com a questão hídrica.
“Vamos contribuir com nossa experiência e dedicação, e contamos com a colaboração dos produtores, entidades e profissionais ligados ao agro mateense. Essa jornada será cheia de desafios, mas acredito que com união, diálogo e trabalho em conjunto podemos transformar o agro de São Mateus em um modelo de força e desenvolvimento para todos”, comentou Edivaldo Permanhane.
Promover melhores condições de trabalho no campo com um programa que promova qualidade de vida aos trabalhadores rurais com mais saúde e lazer no também são prioridades da gestão, assim como a realização de eventos, cursos, treinamentos e capacitações sobre práticas agrícolas sustentáveis, uso racional de insumos, conservação do solo e técnicas inovadoras para aumentar a eficiência no campo, por exemplo, além do fomento ao turismo rural e incentivo ao empreendedorismo rural que serão trabalhados com as comunidades rurais.
Parceria público-privado
O compromisso do governo municipal é garantir que o setor agrícola de São Mateus continue crescendo com qualidade, tecnologia e sustentabilidade. Para isso, serão adotadas medidas estratégicas, como a assistência técnica para pequenos produtores, em parceria com órgãos especializados, oferecendo suporte técnico para melhorar a produtividade e a rentabilidade das propriedades rurais.
Para convênios e parcerias será estabelecida cooperação com o Incaper, Sindicato Rural, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e universidades para fortalecer a agricultura local.
Edivaldo Permanhane também cita a criação de um programa de qualidade para a pimenta-do-reino e café conilon voltado ao aprimoramento da produção, com foco em boas práticas agrícolas, certificação e agregação de valor ao produto. Com o programa de qualidade, a pimenta voltará a abrir o mercado Europeu e Americano.
“Com as ações e programas em desenvolvimento, buscamos garantir um setor agrícola forte, sustentável e mais competitivo, beneficiando toda a população de São Mateus”, destaca o secretário.
Conheça o secretário
Nascido e criado no campo, Edivaldo Permanhane é produtor rural, com formação em Técnico em Agropecuária e sempre participou ativamente de entidades de classe. Ao longo dos anos foi presidente do Sindicato Rural de São Mateus, presidente e cofundador do Movimento Paz no Campo e da Associação Agricultura Forte.
Redação Campo Vivo