
O terceiro município da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba” é Aracruz. Conhecida por suas praias e produção de celulose, a cidade também se destaca pelo cultivo de café conilon, cacau, mamão, banana, pesca e criação de gado de leite e de corte. Para o ano 2024-2028, as ações e programas continuam sendo voltados ao fomento desses segmentos, além de investimentos em infraestrutura rural, recuperação de nascentes e a ampliação do Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal.
O secretário municipal de Agricultura, Almir Gonçalves Vianna, que assumiu a pasta no início de 2025, informou que para a infraestrutura rural serão três frentes de trabalho.
A primeira se refere à recuperação e adequação das estradas para proporcionar mais acessibilidade ao produtor e sua família, bem como o escoamento da produção agropecuária. A segunda é atender o produtor via Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagri), para aumento da produção e renda. E por fim, a construção de pequenas barragens para auxiliar o armazenamento de água para usos múltiplos, considerando a escassez hídrica no período de inverno.
“Para a cafeicultura e fruticultura, está no plano de governo promover o aumento da produtividade e qualidade com foco na sustentabilidade dessas culturas, por meio de assistência técnica efetiva, levando tecnologias comprovadas e acessíveis a todos. Além disso, consta a busca por alternativas para diversificação agrícola com novas opções de atividades potenciais”, disse o secretário.
Quanto à recuperação das nascentes nas áreas rurais, o projeto “Água Dá Vida” contemplará ações como o cercamento das nascentes e o plantio de espécies florestais nativas. Também será proposto o projeto de substituição de fossas negras para biodigestores em toda zona rural.
Para pecuária, aquicultura e pesca, o secretário destaca a ampliação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de produtos de origem animal; trabalhar os produtos de origem vegetal, conjuntamente com a Vigilância Sanitária; propor ações de aumento da produtividade do rebanho leiteiro e de corte, por meio da melhoria genética e da estruturação da propriedade para nutrição adequada e abundante no inverno.
Outros projetos previstos
Propor projetos na área da piscicultura de água doce, objetivando a diversificação e a melhoria da alimentação familiar, além da construção junto aos pescadores artesanais de um programa efetivo de assistência técnica, com um calendário de ações efetivas e duradouras, está no planejamento do Município.
“Os produtores rurais podem esperar ações planejadas e efetivas em toda cadeia do agro de Aracruz. A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, apoiará de forma efetiva e organizada as iniciativas do setor em busca de uma produção sustentável e com qualidade de vida no campo”, comentou o secretário.
O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para 2025 será atualizado junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Comdersu), Incaper, Idaf e com a participação dos segmentos do agro para planejar de forma a atender aos anseios de todo setor.
Sobre o secretário
Almir Gonçalves Vianna foi duas vezes secretário de Agricultura de Aracruz e trabalhou por anos no Incaper/ES. Tem curso superior de Administração Rural e formação técnica em Agropecuária.
Redação Campo Vivo