
O mês de fevereiro ainda reserva muita chuva para o Brasil. O fenômeno La Niña continua ativo, facilitando a passagem das frentes frias do Sul para o Sudeste e também a formação dos corredores de umidade, e eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul, em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste do país.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Estas condições são muito semelhantes com as observadas em janeiro. Mas tem um outro sistema que passa a ficar mais ativo em fevereiro e que também ajuda a aumentar a chuva sobre o Brasil. É a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por bandas de nuvens carregadas, que atua no extremo norte do Brasil. A ZCIT tende a trazer mais chuva para áreas do Norte do Brasil e toda a faixa entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.
Temperatura
Em relação às temperaturas, por causa do excesso de nebulosidade e de chuva esperado em fevereiro, a maior parte do país não terá ondas de calor. Podem ocorrer picos de calor intenso em poucas áreas do país.
A previsão é de que a temperatura em fevereiro fique próxima da normalidade na maioria das áreas do Brasil por causa do excesso de nebulosidade e da chuva frequência. O litoral do da Região Sudeste pode ter alguns dias com calor intenso.
Chuva na região Sudeste
A região Sudeste do Brasil vai continuar sendo uma das que vão receber mais chuva durante o mês de fevereiro, por conta dos episódios de corredores de umidade, que podem formar a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Fevereiro já está começando com a atuação de uma ZCAS e ao longo do mês nós ainda poderemos ter mais dois episódios na segunda quinzena do mês.
No início de mês, a chuva mais volumosa fica concentrada entre São Paulo, o centro-oeste e o Sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro.
No norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha e na parte noroeste de Minas Gerais, o mês está começando com pouca chuva e calor, mas no decorrer do mês, algum episódio de ZCAS deve se formar sobre essas regiões. A chuva de fevereiro será concentrada em poucos dias vão ocorrer vários dias com calor bastante intenso e pouca chuva.
Redação Campo Vivo