Intercâmbio de material genético melhorado, adoção de boas práticas agrícolas e de um modelo de gestão de parceria governamental também foram abordados
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu, nesta segunda-feira (15), na sede da Pasta, visita da delegação da República dos Camarões. A comitiva foi recepcionada por representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) com o objetivo de articular um acordo de cooperação para revitalização da cacauicultura. Entre as temáticas em pauta, foram debatidas a possibilidade de intercâmbio de material genético melhorado, a adoção de boas práticas agrícolas, além de um modelo de gestão focado em parcerias com governos municipais e estaduais para capacitação de técnicos e mão-de-obra.
A comitiva camaronesa, conduzida pelo embaixador Martin Mbeng, apresentou propostas e conheceu iniciativas da Ceplac. Na oportunidade, foram discutidos aspectos fundamentais para a melhoria da produção de cacau, incluindo técnicas avançadas de cultivo, manejo sustentável dos recursos naturais e formas de fortalecer a cadeia produtiva. As autoridades retomaram, também, as discussões com a Sociedade de Desenvolvimento da Cacauicultura, de Camarões, para ampliar a troca de conhecimentos entre os países, impulsionar a produção do fruto de qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões envolvidas.
Segundo a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, a expectativa é que essa parceria traga benefícios significativos para ambos os países e contribua para o fortalecimento do setor cacaueiro. “A Ceplac se mostra otimista em relação às possibilidades de cooperação com Camarões e reafirma seu compromisso em promover a sustentabilidade e a excelência na produção de cacau, visando o bem-estar dos produtores e a preservação do meio ambiente”, declarou.
Após a reunião na sede da Ceplac, em Brasília (DF), a comitiva seguiu para uma visita à unidade de Ilhéus (BA), onde a programação inclui reuniões e visitas técnicas para aprofundar as discussões e estabelecer os termos do acordo de cooperação.
Ministério da Agricultura