O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove, nesta terça-feira (18), uma excursão técnica com alunos da Escola Família Agrícola de Jaguaré, para capacitação sobre a criação de galinhas caipiras em sistemas agroecológico.
O grupo de 25 alunos, acompanhado pelo biólogo do Incaper, Valquírio Martins da Silva, sairá às 7 horas com destino ao Centro Regional de Desenvolvimento Rural Nordeste (CRDR Nordeste), que o Instituto mantém em Linhares.
No local o Incaper conduz trabalhos na Unidade Experimental de Pesquisa Agropecuária (UEPA), desenvolvendo pesquisas para criação, numa mesma área, de galinhas e peixes, dentro dos princípios agroecológicos, com a possibilidade de aproveitamento na própria unidade dos subprodutos biológicos e naturais gerados pela atividade, como o esterco, por exemplo.
A UEPA é composta por nove tanques, para o cultivo de robalos e tilápias, quatro galinheiros fixos, onde quatro espécies de galinhas caipiras pastejam em áreas pré-estabelecias, e três gaiolas móveis para deslocar as aves por toda circunferência da unidade.
Lançado em 2006 o projeto é inédito no Brasil e faz parte das ações da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) para apoiar a conversão dos sistemas tradicionais de cultivo da agricultura familiar para métodos que valorizam a base ecológica, estimulando a diversificação da produção e da renda na propriedade.
Assessoria de Comunicação do Incaper