Preocupação é a Instrução Normativa 125/21, que atualiza os requisitos fitossanitários para a importação de amêndoas de cacau produzidas na Costa do Marfim
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quinta-feira (28) para debater o impacto de uma instrução normativa do Executivo na produção brasileira de cacau.
O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Zé Neto (PT-BA). O foco de sua preocupação é a Instrução Normativa 125/21 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atualiza os requisitos fitossanitários para a importação de amêndoas fermentadas e secas de cacau produzidas na Costa do Marfim.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
A medida eliminou o brometo de metila do tratamento dessas amêndoas, que era aplicado no controle de pragas comuns no continente africano e “que podem contaminar as plantações no Brasil, até mesmo de outras culturas”, alerta o deputado.
Agência Câmara de Notícias