É do Brasil! Boram Um é campeão mundial de baristas

0

Superando mais de 40 competidores no World Barista Championship, realizado na Grécia, o profissional brasileiro trouxe título inédito ao país

O Brasil fez história nos Campeonatos Mundiais de Barismo realizados, de 21 a 24 de junho, em Atenas, na Grécia, na World of Coffee Expo. O brasileiro Boram Um conquistou o inédito título ao país no World Barista Championship e seu irmão, Garam Um, obteve o também inédito terceiro lugar na competição global de Brewers Cup. Ambos só participaram do evento internacional por terem sido os campeões das competições nacionais, realizadas no âmbito do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, uma parceria da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Para o presidente da Agência, Jorge Viana, a conquista é resultado do esforço conjunto entre o setor cafeeiro e o governo para levar o café especial brasileiro para mercados no exterior. “A vitória dos nossos baristas contribui para que o Brasil seja reconhecido como um país especialista em cafés de alta qualidade. Esse movimento começou quando a BSCA, em parceria com a ApexBrasil, conseguiu trazer os campeonatos oficiais de barismo para o Brasil. E, hoje, colhemos os frutos desse trabalho com os nossos profissionais no podium internacional, sinalizando a importância do país nesse mercado, contribuindo para trabalhar a marca ‘Cafés do Brasil’ no mundo”, enaltece.

“Acho que realizamos tanta coisa, as quais pareciam ser um sonho tão distante. Fomos o único país produtor na final dos campeonatos mundiais, usando café do Brasil nas composições das bebidas e, ainda mais, um café produzido na fazenda do meu pai. Foi fantástico e fica difícil de acreditar em um momento melhor que esse”, celebra Boram.

No mundial de barista, os competidores precisam preparar quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro bebidas originais exclusivas, em 15 minutos. O campeão mundial utilizou uma variedade geisha panamenha no espresso, um blend do geisha com bourbon rosado produzido por sua família nas bebidas com leite e, nos cafés de assinatura própria, usou o bourbon rosado 100% brasileiro, cultivado na fazenda de seu pai.

As bebidas foram avaliadas por juízes de todo o mundo, certificados pela World Coffee Events (WCE), entidade realizadora dos campeonatos mundiais. A análise é feita com base no sabor, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral, critérios em que Boram se sobressaiu sobre os outros mais de 40 competidores.

Conforme aponta o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, a bebida exclusiva permite que os baristas expandam sua imaginação e os paladares dos juízes para incorporar uma riqueza de conhecimento sobre café, em uma expressão de seus gostos e experiências individuais. “E foi fantástico que o Boram teve o destaque nas bebidas de assinatura usando café totalmente brasileiro, o que abre um leque de oportunidades e volta os olhos de todo o mundo para os cafés especiais do Brasil”, comenta.

“O impacto que isso terá no Brasil será grandioso. O mundo está de olho no país agora também para os cafés especiais. O Brasil é, este ano, o símbolo do café especial no planeta. Esse é o reconhecimento do constante trabalho de aprimoramento do setor, que é realizado pela BSCA desde sua fundação, e também de capacitação dos baristas, principalmente com a realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, em parceria com a ApexBrasil. Sem as competições nacionais, que nos estimulam no longo prazo, seria impossível termos essa consistência de preparo e treinos, o que nos permite atingir melhores resultados a cada ano”, pontua Boram.

Estrela recorda que o destaque alcançado pelo Brasil é fruto de uma semente plantada em 2016, quando a BSCA se tornou National Body da World Coffee Events e obteve o direito de realizar os Campeonatos Brasileiros de Barismo. “A história da Associação é visionária e de vanguarda. Todos que por aqui passaram deixaram seu legado e, hoje, colhemos esses resultados fantásticos, que demonstram que a entidade se norteou, norteia-se e seguirá se norteando pelo caminho do aprimoramento e da capacitação dos cafés especiais nacionais. Temos que comemorar as conquistas alcançadas e, principalmente, manter a ampliação constante de nosso trabalho, sempre em busca de elevarmos os padrões dos cafés especiais do Brasil”, conclui.

A família de Boram e Garam começou a produzir café em 2009 e os irmãos ingressaram no universo dos baristas e das competições em 2016, mesmo ano em que a BSCA deu início às competições no país. “Em termos de representatividade, acho que, com esses prêmios, conseguimos colocar o Brasil no mapa de um mercado que é elitizado, principalmente para países que são consumidores. São sempre os grandes países europeus, os grandes asiáticos ou a América do Norte que dominam esse mercado de consumo de especiais e, agora, creio que ajudamos a inserir o Brasil como destaque”, avalia Boram.

Durante o evento na Grécia, o país também se destacou no World Cup Tasters Championship, que avalia a habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas, levando o menor tempo possível. O barista José Augusto Oliveira Naves, de Varginha (MG), figurou entre os 30 melhores da categoria. Já na competição de Brewers Cup, que teve Garam no pódio, foram avaliados os conhecimentos no preparo da bebida pelo método filtrado e manual. Tanto Garam, quanto Boram são sócios-proprietários da cafeteria Um Coffee Co., de São Paulo (SP).

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
As competições são sancionadas pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeõe          s nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers Cup (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

BRAZIL. THE COFFEE NATION
Os Campeonatos Brasileiros de Barismo são ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

BSCA

Compartilhar:

Deixar um Comentário