Incentivar a qualidade e produtividade do Conilon está entre as principais propostas de governo
Produtor rural e consultor técnico de campo, José Batista de Oliveira, assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Jaguaré. A proposta do secretário é dar continuidade aos programas de incentivo à melhoria da qualidade do café Conilon, já desenvolvidas pela Prefeitura de Jaguaré, que visam o aumento da produtividade, o que vai impactar no resultado econômico do município.
“O foco é o fortalecimento da agricultura, por meio de práticas para melhoramento da qualidade do nosso café conilon e, também, da capacitação técnica dos nossos produtores, incentivando a sequência de melhoria da qualidade dos grãos. Também estudamos a implantação de uma equipe de consultoria técnica para dar suporte aos produtores rurais de base familiar”, comentou o secretário que também tem formação em áreas da Engenharia.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Dentre os principais projetos e ações do Município estão: o apoio e incentivo à participação dos produtores no Concurso do Café Conilon de Jaguaré; a assistência técnica ao produtor rural, por meio da equipe técnica que será contratada; a capacitação dos produtores com os treinamentos sobre qualidade do café e torrefação; o incentivo e orientação aos produtores pela substituição das lavouras antigas e de pouca produtividade por clones mais novos e de alta produtividade.
O secretário pontuou que o café conilon é o carro-chefe da agricultura em Jaguaré e ultrapassa os 70% da atividade agrícola do Município, seguido da pimenta do reino e do mamão, e que está preparado para os desafios de potencializar as ações ligadas ao agronegócio da cidade.
“Foi com muito orgulho e satisfação ter recebido do prefeito Marcos Guerra o convite e o desafio para estar à frente da secretaria de Agricultura. O projeto do prefeito abrange incentivos para todos os setores da atividade agrícola e, tenho certeza, que o município tem muito a se desenvolver com as políticas que estão sendo projetadas agora”, explicou Oliveira.
Redação Campo Vivo