Cooabriel prevê retomada de suas exportações com volumes expressivos com a chegada da nova safra de conilon

0

A cooperativa encerrou 2022 com um volume de exportação superior a 118 mil sacas, o equivalente a 10% da exportação de conilon do ES

Foto: Cooabriel

O mercado interno de café tem apresentado melhor remuneração que as exportações que se apresentam reduzidas, segundo a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que prevê a retomada de volumes expressivos a partir de maio, com a chegada da safra. Na medida em que os preços estiverem regularizados no mercado internacional, a expectativa é de que as exportações sejam retomadas, haja visto que uma das principais razões deste cenário é a prática de preços abaixo dos brasileiros por parte do Vietnã.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

A gerente de Exportação e Sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, destacou que a cooperativa encerrou 2022 com um volume de exportação superior a 118 mil sacas de café, o equivalente a cerca de 10% do volume de Conilon exportado pelo Espírito Santo no período.

Os números tornam-se ainda mais expressivos se for levado em consideração que na lista de exportadores figuram empresas multinacionais já muito tradicionais neste mercado. A América do Sul, Europa e Estados Unidos são as regiões em que a Cooabriel tem exportado seu café atualmente.

Hoje, o Conilon tem ocupado um espaço maior na participação do mercado, pelo fato de as indústrias terem aumentado o percentual de utilização destes grãos nos blends.

Renata Vaz | Foto: Cooabriel

“O trabalho de melhoria da qualidade do café, que tem sido feito nos últimos anos, despertou um grande interesse pelo Conilon enquanto bebida. Isso soma-se ao diferencial de preço entre arábica e conilon o que abriu uma janela de oportunidades para o Conilon, tanto no mercado nacional, quanto no internacional”, comentou a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel.

Para promover o café, a cooperativa tem participado de eventos nacionais e internacionais em parceria com Apex, Agro.BR, BSCA, OCB/ES – Sebrae, e realizado o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, que este ano completará sua 20ª edição.

A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) é a maior cooperativa de café Conilon do Brasil, e em 2023 completa 60 anos de fundação.

 

Projetos para 2023

Entre os projetos da Cooabriel para este ano está a adequação para atendimento às demandas por cafés sustentáveis, que são crescentes, por meio de projetos e parcerias, para incrementar os volumes de oferta de cafés certificados.

Também a participação em eventos internacionais, dentre eles World of Coffee Athens – Grécia; GCP Member Assembly 2023 – Alemanha; Missão Empresarial – Cancun / México. O objetivo é a promoção do Conilon, já que esses eventos são importantes ferramentas para divulgação e aquisição de conhecimento sobre o mercado e seus consumidores.

Podemos citar a Sala de Provas ‘Dário Martinelli’, recém-inaugurada pela Cooabriel que será uma importante ferramenta para melhoria da qualidade, com a capacitação de produtores, colaboradores e demais membros da cadeia produtiva. O ambiente também poderá ser usado para provas de concurso e outras promoções. Além disso, destaca-se a implantação do Estoque Avançado de café no exterior, que está em tratativa no momento.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário