Concorrência com outras frutas é um dos motivos
E mais uma vez, nada melhorou. Na última semana (1º a 05/05), os preços do mamão seguiram caindo em todas das regiões produtoras. O havaí tipo 12 a 18 foi cotado por R$ 2,54/kg no Norte do Espírito Santo, redução de 15% em comparação com a semana anterior e, o formosa, por R$ 2,64/kg no Sul da Bahia, diminuição de 17%, na mesma comparação.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Esta queda que está ocorrendo há quase um mês é reflexo da demanda enfraquecida pelos feriados prolongados recentes, pela concorrência com frutas da época (como poncã) e pelo entrave causado pelos altos preços anteriores, que desestimularam o consumo da fruta, e que ainda pode demorar para voltar a crescer.
Para a próxima semana, espera-se que os preços caiam um pouco ou, pelo menos, se firmem. Porém, daqui há três semanas, poderá haver um aumento de oferta no Sul e Oeste da Bahia, pressionando mais significativamente as cotações.
Cepea