Mercado chileno abre portas para exportação do mamão brasileiro

0

Essa conquista credencia a fruta como padrão de qualidade internacional e favorece o setor no Espírito Santo

Rodrigo Martins | Foto: Arquivo pessoal

O Chile, principal exportador de frutas frescas da América do Sul, abriu o mercado para a exportação do mamão brasileiro. Mais essa conquista para o setor de fruticultura brasileiro reforça o credenciamento da fruta como referência em padrão de qualidade no âmbito internacional.

O diretor comercial da empresa UGBP Produção e Exportação LTDA, Rodrigo Pontini Martins, destaca que hoje o Brasil exporta em média 45mil toneladas/ano, o que corresponde a cerca de 50 milhões de dólares anuais, sendo que isso representa apenas 4% da produção brasileira. Considerando esse cenário, os principais importadores da fruta são Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Reino Unido e EUA, dentre outros.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Martins informa que ainda não é possível mensurar em números o impacto positivo que resultará dessa relação com o país chileno, haja visto que é necessário finalizar alguns trâmites burocráticos para dar o start nas exportações. Mas, só do Brasil ter mais uma opção de mercado, fortalece ainda mais os mercados atendidos pelas empresas exportadoras de mamão.

Ainda existe o processo de finalização e aprovação do Plano de Trabalho. Feito isso e aprovado, o mesmo será assinado e aí sim os exportadores vão iniciar os contatos com os importadores chilenos.

“Vale ressaltar, como é um mercado novo, o processo de inserção da fruta é um pouco mais lento e demandará maiores esforços, principalmente por parte dos exportadores brasileiros, não só no oferecimento da fruta, como também com ações de promoção e divulgação do mamão brasileiro. Acreditamos que o crescimento será gradativo mês a mês, e, após um ano, teremos uma ideia do tamanho e abrangência desse mercado”, comentou o diretor da UGBP Produção e Exportação LTDA.

O Chile e sua população tem por característica cultural o consumo de frutas em sua refeição diária. O Chile não produz mamão e hoje importa de alguns países da América do Sul, como Peru e Colômbia, porém essa fruta é de baixa qualidade.

“Devido a isso, o Chile já vem há bastante tempo requisitando a possibilidade de importação do mamão brasileiro, que se destaca pelo seu grau elevado de qualidade e produção anual. Alguns países da América do Sul já importam a fruta brasileira há muito tempo, como Argentina e Uruguai”, comentou Martins.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário