Mês de março marca o fim do fenômeno La Niña, que vem atuando desde o segundo semestre de 2020, e traz o início de um período de neutralidade
Segundo o Meteored Tempo, a previsão para o mês de março é de um período úmido e com muita chuva em boa parte do Brasil. As águas de março de fato vão ocorrer, com um padrão de distribuição da precipitação mais concentrado no centro-norte do país. Essa condição é muito próxima do esperado para esse mês, mas a consistência do período úmido 2022/2023 faz muitos se questionarem se a estação chuvosa pode terminar antes.
Com base nos principais fatores climáticos, as condições se mantêm muito favoráveis às chuvas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O mês de março marca o fim do fenômeno La Niña, que vem atuando desde o segundo semestre de 2020, e traz o início de um período de neutralidade, o que, de forma mais direta, não beneficia nenhuma região do país com aumento da precipitação.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Com a neutralidade do El Niño-Oscilação Sul, o padrão climático fica dependente da temperatura da superfície do Atlântico Sul (TSM) e das oscilações de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO). A TSM se mantém aquecida em praticamente todo o Atlântico Sul, principalmente na porção próxima ao Nordeste e entre as regiões Sul e Sudeste, com a primeira contribuindo como fonte de umidade para o centro-norte do Brasil e, a segunda, para o posicionamento dos sistemas sobre o centro-sul do país.
No entanto, para que a TSM exerça influência de fato, os demais fatores climáticos devem contribuir. Quanto a MJO, a oscilação atuará com muita intensidade durante a fase 8 por um período longo de pelo menos 15 dias, abrangendo a segunda e terceira semanas de março.
Essa fase da MJO é a mais favorável às chuvas no centro-norte do país, principalmente entre as regiões Sudeste e Nordeste. Além disso, a AAO atuará com neutralidade e tendência negativa nos próximos 15 dias, o que indica uma atuação mais frequente de frentes frias, cavados e baixas pressões sobre o centro-sul, que podem ajudar a organizar as chuvas também no restante do país, principalmente favorecendo a formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Meteored Tempo