Ferramentas de controle de água tornam o processo mais econômico e sustentável
Quando se trata de novas tecnologias na irrigação, a automação, transmissão de dados, o controle e monitoramento dos processos à distância se aplicam aos sistemas mais modernos. E a Hydra Irrigações, localizada em Linhares, vem trabalhando rigorosamente na busca por ferramentas de controle na aplicação de água para tornar o processo no campo mais econômico, sustentável e com retornos financeiros e ambientais palpáveis e de maior alcance.
O engenheiro agrônomo e diretor da Hydra, Elidio Gama Torezani, informou que existem uma série de produtos/inovações que estão sendo lançados desde meados de 2022, e que a empresa tem agregado aos projetos instalados recentemente para diminuir o número de erros, de mão de obra e tornar o trabalho mais assertivo e com menor custo.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
“São produtos que vão desde gotejadores, passando por novas tecnologias de uso de gotejamento, além de equipamentos como estrutura de filtragem, controladores inteligentes de acesso remoto. Somos pioneiros no sistema de irrigação localizada no Brasil e nossos projetos estão incorporados ao cenário de alta tecnologia, trazendo para o nosso cliente o que há de mais moderno no mercado”, relatou o diretor.
São inúmeros os benefícios para o produtor que investe em tecnologia da irrigação, como a economia de insumos, de água, de recursos financeiros e incremento de produtividade.
“Essa tecnologia visa verticalizar o processo produtivo, tornando o processo final mais interessante sob o ponto de vista do retorno econômico e socioambiental, e o Espírito Santo e o Sul da Bahia têm se mostrado mercados promissores”, comentou o engenheiro agrônomo.
Todo esse investimento nos projetos da empresa reflete na gestão do uso da água no campo, que é o principal insumo na irrigação, além de ser veículo de outros insumos como fertilizantes e defensivos.
“Hoje a água ainda não é taxada, mas os outros insumos pesam de forma expressiva na composição do custo dos produtos agrícolas, haja visto que na nutrição do café de alta tecnologia pode contribuir em 30 a 40% do custo final do produto. Sendo assim, qualquer economia que se consegue fazer em um insumo tão caro nessa composição, traz um resultado final altamente positivo”, concluiu o diretor da Hydra Irrigações.
Redação Campo Vivo