O sotaque mineiro não nega. Nascido em Guaranésia, Sul de Minas Gerais em 25 de Setembro de 1960, Carlos Alberto Spaggiari Souza sabe transmitir na sua conversa seu gosto pelo trabalho no campo.
Casado há 20 anos com Joseane Aparecida Rodrigues, Spaggiari possui dois filhos: Lívia Rodrigues Spaggiari Souza (19 anos), estudante de Economia da Universidade Federal de Uberlândia – MG, e Renan Rodrigues Spaggiari Souza (10 anos), estudante da 3ª Série do SESI, em Linhares.
Spaggiari se formou em agronomia pela Universidade Federal de Lavras – MG. Na mesma universidade, fez os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia/Fitotecnia/Cultivos Perenes Tropicais com ênfase para café e cacau. Em 1987, ingressou na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), de Linhares – ES, onde exerce suas atividades até hoje, como chefe da Estação Experimental Filogônio Peixoto, próximo a ponte do Rio Doce.
No “Café & Prosa” do Campo Vivo, Carlos Spaggiari revelou um pouco da sua intimidade.
Signo: Libra
Hobby: Leitura e assistir partidas de futebol.
Religião: Católica
Melhor filme: A Lista de Schindler – Steven Spielberg.
Melhor livro: A Arte da Felicidade – Dalai Lama
Música: Sou bastante eclético. Gosto de MPB, Forró, Sertanejo, mas
para apontar um música eu escolho, Tente Outra Vez – Raul Seixas
Uma fruta: Gosto de muitas frutas, mas a Melancia é a minha preferida.
Um animal: Cachorro
Time de futebol: Não sou masoquista, mas torço para o Sport Clube
Corinthians – SP
Qualidade: Ser honesto e tentar resolver as coisas diplomaticamente.
Defeito: Não gosto de levantar cedo e gostaria de ser mais organizado.
Maior alegria: A família (esposa Joseane, e filhos: Lívia e Renan) e meu trabalho.
Maior decepção: A corrupção de nossos dirigentes e a violência da atualidade.
Um herói: Jesus Cristo.
Um vilão: Saddan Russein.
Amigo na política: nenhum.
Um craque da política: Juscelino Kubischek e Tancredo Neves
Um destaque do setor agropecuário: Roberto Rodrigues. Engenheiro Agrônomo e ex-ministro da Agricultura.
Superstição: Levantar da cama sempre com o pé direito primeiro. Tento ficar livre disso, mas parece que está enraigado em mim.
A favor do aborto? Por quê? Sim. Em casos especiais, onde houve estupro e quando a mãe corre risco de vida.
A favor da pena de morte? Por quê?
Depende. É uma decisão muito extrema, mas infelizmente existem pessoas irrecuperáveis que matam como se a vida fosse um brinquedo. Conviver com essas pessoas na sociedade é um risco muito grande. Quem já teve um familiar ou um amigo vitima desses monstros sabe o que estou dizendo.
Embora o ser humano, não tenha o direito de tirar a vida de ninguém, em casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, onde milhares de vidas são ceifadas, causar acidentes de trânsito com mortes, quando está alcoolizado ou drogado e em caso de reincidência. Acho que para esses casos teríamos que ter uma punição mais severa. No mínimo, a prisão perpétua.
A favor do plantio transgênico? Por quê?
Sim. A fome mata milhões de pessoas no mundo. Os trangênicos quando devidamente avaliados do ponto de vista de segurança alimentar e ambiental podem ajudar a resolver este monstro. Quem já não viu crianças da África (Etiópia) na TV ou em revistas, em pele e osso e não sentiu uma terrível dor no coração??
Com a fome estando longe de você é muito fácil ser contra os transgênicos. Tente se colocar no lugar de uma pessoa que passa fome e verá que o seu conceito é outro.
Notícia que você gostaria de ver publicada:
Políticos do Congresso Nacional punem exemplarmente colegas e pessoas que receberam propinas. A corrupção foi banida do Brasil.
O que levaria para eternidade?
A certeza de que o tempo que permaneci aqui na terra procurei ser útil e ajudar os que recorreram a mim. “Eu vim para servir e não para ser servido”. Com certeza cometi erros, pois sou humano, mão não era esta a minha intenção.
Lugar preferido: Santa Teresa e Pedra Azul – ES e Campos do Jordão – SP.
Agricultura é… fazer brotar a vida da terra e produzir alimentos para saciar a fome das pessoas de forma sustentável.
Quem é Carlos Alberto Spaggiari ? (em uma frase): Um Engenheiro Agrônomo que gosta da profissão que escolheu, do trabalho que faz e que adora plantas e animais.

