La Niña pode persistir mais do que o esperado

0

Projeções mais recentes indicam a manutenção do fenômeno até o início de 2023

Em meados de maio, as temperaturas da superfície do mar permaneceram abaixo da média, com um leve fortalecimento, no Pacífico equatorial centro-leste. As principais variáveis oceânicas e atmosféricas permaneceram consistentes com as condições de La Niña, embora os ventos de leste e as temperaturas frias das profundezas tenham enfraquecido ligeiramente.

O alerta de La Niña ainda permanece em vigor para maio de 2022. A grande maioria dos modelos prevê que a temperatura da superfície do mar permanecerá abaixo do normal, no nível de um La Niña fraco até junho-agosto de 2022. Semelhante à última atualização do começo de maio.

A perspectiva ENSO baseada em modelo objetivo prevê uma continuação do evento La Niña com alta probabilidade (62% de chance) durante junho-agosto de 2022, continuando na primavera e início do verão com 55-60% de probabilidade.

Esta perspectiva ENSO baseada em modelo objetivo também prevê uma continuação do evento La Niña com alta probabilidade (61% de chance) durante maio-julho. No entanto, há algum desacordo entre os dois métodos de previsão posteriormente.

A previsão objetiva baseada no modelo de meados de abril dá chances quase iguais para as categorias La Niña e Neutralidade neste inverno, com La Niña ressurgindo em setembro-novembro e outubro-dezembro de 2022 (54% de chance), enquanto o início. O consenso subjetivo de abril indica uma continuação do La Niña com 50-55% de chance durante o inverno e a primavera.

Agrotempo / Agrolink

Compartilhar:

Deixar um Comentário