O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de Dores do Preto promovem, nesta sexta-feira (30), o II Encontro de Produtores de Café Arábica, no Divisa Tênis Clube, em Dores do Rio Preto.
As atividades acontecem das 12 às 16 horas, com a participação de aproximadamente 150 produtores rurais da região.
O objetivo deste encontro é levar aos participantes informações relevantes para o desenvolvimento de uma cafeicultura economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justa, além de desenvolver alternativas para melhorar a qualidade do café de Dores do Rio Preto.
Na oportunidade, o extensionista do Incaper, José Clério Morati, falará sobre renovação de lavoura cafeeira, e o diretor técnico da Associação dos Produtores de Café da Região Serrana do Espírito Santo (Pronova), Evair Vieira de Melo, discutirá a produção de café de qualidade com princípios sócio-ambientais.
“A cafeicultura exige esforços contínuos na promoção do seu desenvolvimento, devido a importância socioeconômica que o café representa para o município. Como nos demais municípios do Caparaó, o café arábica é a principal fonte de emprego e renda para a maioria das propriedades rurais de Dores do Rio Preto”, afirma o extencionista do Incaper, Agno Tadeu da Silva.
Dores do Rio Preto apresenta 3,6 mil hectares de área ocupada com o café arábica, em 450 propriedades. A produção do município é de 52 mil sacas por ano, sendo a produtividade 14,4 sacas por hectare.

