ESPECIAL CAFÉ: Safra 2021 – São Gabriel da Palha e Nova Venécia

0

Matéria publicada na Revista Campo Vivo – ESPECIAL CAFÉ (Edição 46 – Julho 2021)


Colheita é positiva, mas desuniformidade dos grãos, aumento dos insumos e dificuldade de mão de obra influenciaram no resultado esperado

Mais uma safra de café chegando ao fim e com ela toda expectativa já para a próxima colheita. Produtores de Norte a Sul do Estado já colhem os resultados positivos e, infelizmente, alguns negativos dessa colheita. A cafeicultura capixaba ocupa um espaço extremamente relevante no cenário nacional, já que o estado ocupa a segunda posição nacional na produção do grão com destaque para o café conilon, sendo o maior produtor nacional.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Superintendente Regional da Conab, Kerley Mesquita, “o levantamento de safras realizado em maio de 2021, mostra, previamente, que a previsão do Espírito Santo é colher em torno de 13 milhões 627 mil sacas de café sendo 3 milhões 239 mil do arábica, que tem uma previsão de queda de 32% devido a bienalidade negativa nesse ano, e 10 milhões 388 mil sacas do conilon, o que significa um aumento de 13% em virtude das boas condições climáticas e das novas lavouras que estão chegando, então teremos um resultado positivo para o café no estado”, pontuou.

No mês de agosto acontece o terceiro levantamento de safra realizado entre o Incaper e Conab. Esse trabalho é realizado há mais de 20 anos em conjunto pelos órgãos, sendo que o Incaper aplica vários questionários em todas regiões produtoras de café no Espírito Santo, e a Conab faz a análise estatística. Já no final do mês de novembro é feito o último levantamento que fecha com o café arábica. “Fazemos em conjunto esse trabalho durante quatro vezes ao ano, então só podemos afirmar com mais precisão os resultados da safra no Espírito Santo, após esses quatro levantamentos realizados”, finalizou Mesquita.

Mas ao verificar nos principais municípios produtores de conilon da região já é possível ter uma percepção da atual safra de café conilon.

*A produção desta reportagem foi finalizada em 01 de julho de 2021

 

Na região dos municípios de São Gabriel da Palha e Nova Venécia, o presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Luiz Carlos Bastianello destaca que a safra foi iniciada na área de atuação da cooperativa em abril e neste mês de junho a cooperativa atingiu a marca de um milhão de sacas recebidas, então no momento os produtores cooperados colheram cerca de 65% da produção. “A colheita está prevista para se encerrar em julho e a nossa expectativa inicial era receber 1,8 milhão de sacas de 60 kg em 2021. Entretanto, houve um atraso e desigualdade na maturação, mas ainda é cedo para afirmar se haverá queda na produção. Esse atraso foi devido à grande quantidade de floradas”, salienta o presidente.

Vivendo a mesma realidade de outros vários municípios, nas regiões mencionadas o problema enfrentado também foi a falta de mão-de-obra especializada. E agora, de acordo com o presidente, é necessário esperar um pouco para falar sobre as próximas safras. “Dependeremos de muitos fatores para saber como será a próxima safra. A queda na produção pode ocorrer, por exemplo, em razão da instabilidade climática e da alta dos preços dos insumos, o que faz com que os produtores reduzam os tratos culturais”, diz Bastianello.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário