Serão empregadas 200 viaturas em todo o Estado, sendo 110 em escala extra
O governo Espírito Santo lançou, na última sexta-feira (21), no município de São Gabriel da Palha, a Operação Colheita 2021, que consiste em reforçar o policiamento ostensivo da região rural durante todo o período de colheita de café, cana-de-açúcar, abacaxi e outros cultivos, que ocorrem entre os meses de maio e novembro. Serão empregadas 200 viaturas em todo o Estado, sendo 110 em escala extra. O investimento é de R$ 1.496.277,36 com o pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).
O objetivo da ação é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do Estado. A Polícia Militar fará o reforço do policiamento buscando maior estreitamento da relação com os moradores do meio rural, bem como intensificar as ações de abordagens a veículos e pessoas e, também, ações conjuntas com outros órgãos, entre eles, a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
“A colheita do café é um momento importante para a agricultura capixaba. Nesse período há um grande volume de dinheiro, além de equipamentos agrícolas que chamam atenção de pessoas má intencionadas. Nos reunimos com vários atores da cadeia produtiva cafeeira para levantar as principais demandas e onde poderíamos atuar. Levamos a situação ao Governador, junto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que prontamente acolheu nosso pedido. Essa ação de pratulhamento é fundamental para dar mais segurança aos produtores durante a panha do café”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.
“Só temos a agradecer ao governador Renato Casagrande pela sensibilidade de ter disponibilizado o recurso para fazermos a Operação Colheita 2021. Poderemos acrescentar mais 110 viaturas para policiamento em área rural no Estado do Espírito Santo. Todas as regiões serão contempladas e esperamos aumentar essa interação com as comunidades rurais”, comentou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus.
Esse reforço do policiamento ostensivo na Operação Colheita não implica em diminuição do efetivo empregado nas áreas urbanas, uma vez que o efetivo empregado é formado por militares em horários de folga, sob empenho dado por Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).
A solenidade teve as presenças da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; dos prefeitos Daniel Santana (São Mateus), Uelikson Boone, o Bolinha (Vila Pavão), Arnóbio Pinheiro (Pinheiros), Augusto Astori, o Gutim (Marilândia), Ana Malacarne (São Domingos do Norte), Jailson Quiuqui (Águia Branca), Marcos Guerra (Jaguaré) e Davi (Vila Valério); do deputado federal Josias Da Vitória; dos deputados estaduais Freitas, Raquel Lessa, Janete de Sá, Luiz Durão e Marcelo Santos; além de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e lideranças locais.
Governo do ES