Goiaba do Polo Baixo São Rafael, em Linhares, será comercializada para venda in natura, polpa, suco e geleia

por Portal Campo Vivo

Estimativa do Programa Municipal de Fruticultura é colher aproximadamente 190 toneladas na primeira safra

Foto: Secretaria de Agricultura de Linhares

Até o final de abril começa a colheita da primeira safra da goiaba no Polo Baixo São Rafael e já tem mercado garantido para compra da fruta. Os primeiros frutos serão comercializados para um supermercado localizado no bairro Três Barras que venderá a fruta in natura, além de polpa, do suco 100% natural e da geleia de goiaba.

Sandro Bruyn será um dos primeiros produtores a colher o fruto e está na expectativa para comercialização. Ao todo são cultivadas no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares 6.325 plantas em 10 hectares, atendendo a 23 produtores.

“É muito bom saber que estou no início da colheita e já tem comprador interessado no produto, isso me deixa mais animado. Estou muito satisfeito com a goiaba que é uma fruta boa pra trabalhar. Tenho intenção de plantar mais um pouco, até porque o café tem época que não está bom de preço. Sempre tive vontade de plantar e o programa me deu esse apoio e, inclusive, uma vez por mês recebo assistência aqui”, disse o produtor do Assentamento Humaitá.

O coordenador do Oriundi Supermercados, Julio Cesar Coelho Delaia, disse que o estabelecimento vai demandar uma média semanal de cerca de 300 quilos da fruta, inicialmente.

“Vamos adquirir a goiaba para beneficiamento, transformando em suco 100% natural, polpa e geleia, além da venda in natura. Estamos remodelando nossas salas de preparação para num futuro bem próximo trabalhamos com outros mix de produtos como o açaí e a uva”, explicou.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que a projeção estimada pelo Programa Municipal de Fruticultura é colher aproximadamente 190 toneladas na primeira safra, prevista para o período de abril a novembro deste ano.

“Em pouco mais de um ano do plantio já temos goiaba produzindo e estabelecimentos interessados na aquisição das frutas. Desde o início da implantação dos polos buscamos aproximar os mercados dos produtores para efetivar parcerias e atrair novos mercados e, também, para que chegue à mesa do consumidor e saboreie o fruto produzido em solo linharense”, pontuou o secretário, ressaltando que a Prefeitura já trabalha a possibilidade de fornecimento da goiaba do Polo para a Merenda Escolar.

O secretário explicou, ainda, que no Polo Baixo São Rafael a estratégia adotada nos plantios foi a poda de produção escalonada e dividida em duplas de produtores, para que haja a produção dos frutos e geração de renda durante todo o ano.

O prefeito Guerino Zanon disse que o Programa Municipal de Fruticultura tem um olhar diferenciado para as pequenas porções de terras nas propriedades e se tornou referência no Espírito Santo. “A fruticultura é um segmento promissor, com grande potencial, e o município possui condições climáticas favoráveis à produção de frutas. Temos caminhado a passos largos para fomentar a agricultura local. Muito nos orgulha os frutos que temos colhido nesse programa que é ainda é jovem, mas já mostra que veio para diversificar as alternativas de renda do produtor e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado”, disse o prefeito.

Programa de Fruticultura

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

Prefeitura de Linhares

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar