O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, distribuiu nesta terça-feira (17) o primeiro lote das 5,5 mil mudas de açaí para os produtores do Polo Litoral. Esse já é o terceiro do Programa Municipal de Fruticultura implantado no município. Na ocasião, 6,6 mil mudas de cacau enxertadas em tubetes e sacolas também foram distribuídas aos produtores selecionados nos processos seletivos organizados pela secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. A cerimônia aconteceu na Fazenda Experimental da Ceplac.
O Polo Litoral é formado por produtores das regiões de Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro que receberam nesta terça-feira treinamento com orientações sobre os primeiros passos para o início do plantio de açaí. Tarciso de Souza, produtor de Brejo Grande – que fica na área na cabruca, aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais que foi devastada com a doença vassoura de bruxa -, participou do treinamento. Ele receberá as mudas de cacau e também foi um dos sete produtores contemplados no primeiro lote de açaí.
“Essas mudas são qualificadas, preparadas com um bom clone e com capacidade produtiva. A terra já está preparada e nossa esperança é que as mudas produzam bastante. Receber apoio do poder público tem feito toda diferença para o pequeno produtor. Nossa área de cacau estava parcialmente cultivada, mas a maior parte estava abandonada, e essas mudas realmente vêm para agregar valor. Sobre o açaí temos um microclima agradável, por estarmos na beira do rio Doce, e intercalar culturas faz com que a gente não dependa de uma única cultura, nos ajudando economicamente”, disse o produtor Tarciso.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que ao todo 14 produtores compõem o Polo Litoral com o cultivo de açaí. As mudas dos cinco polos implantados serão distribuídas até abril de 2020 e todos os produtores receberão acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura. Sobre as mudas de cacau, o secretário pontuou que o município realizou dois processos seletivos, um de distribuição de mudas enxertadas em tubetes e outro em sacolas, com valores subsidiados que vão direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.
“O consumo de açaí tem aumentado no país e no mundo, por isso é uma fruta que tem grande potencial para gerar renda e vem para agregar valor ao Programa Municipal de Fruticultura que também contará com o cultivo de uva, cajá manga anão, limão e goiaba, diversificando as culturas nas propriedades rurais, valorizando pequenas porções de terra. O cacau também é uma cultura que desde 2017 nossa equipe vem trabalhando junto a parceiros para fomentar a renovação da lavoura cacaueira. Até maio do ano que vem distribuiremos 60 mil mudas a 68 produtores de Linhares”, finalizou o secretário de Agricultura.
Jonas dos Santos Giacomin, de Japira, é um dos 68 produtores que receberá as mudas de cacau. “A muda pelo edital fica bem mais barata. A minha terra está adubada, com irrigação, já toda preparada para receber as mudas de cacau. Trabalho com café e tenho uns 100 pés de cacau e o preço da saca de está muito bom. Quero aumentar o meu plantio e diversificar minha produção”, falou.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Bananal do Sul (Apropeba), Wilson Ferreira Silva, relembrou o início do plantio de cacau no município e o fomento aos pequenos cacauicultores. “Hoje temos um poder público agregado ao produtor rural. Agradecemos ao empenho e apoio dado à cacauicultura de Linhares e não tenho dúvidas que com esse entusiasmo que o prefeito e sua equipe tem o setor terá ainda outros incentivos e se fortalecerá ainda mais”, disse o presidente.
“Esses dois programas que estamos desenvolvendo enchem os olhos de todos no estado e possui baixo custo para o poder público. Saímos de um orçamento em 2017 de R$ 3 milhões para R$ 6,5 milhões em 2019, ou seja, mais que dobramos o orçamento para ações diretas nas propriedades das famílias rurais, fora os investimentos que estamos fazendo no interior, como o asfaltamento nas estradas vicinais e a atração de empreendimentos industriais para agregar valor aos produtos da nossa região”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Há 20 dias foram entregues as mudas de goiaba em lote único ao Polo Baixo São Rafael (atendendo a localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), beneficiando 23 produtores. O primeiro lote das 17 mil mudas de cajá manga anão que contemplou 13 produtores do Polo Distrito Farias foram distribuídas há 15 dias. Além destes, foi instituído também o polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), com a uva.
Estiveram também presentes na cerimônia de entregas das mudas o vereador Tobias Cometti, produtores rurais da região e lideranças comunitárias.
Atendimento do Senar aos produtores de cacau
Os produtores rurais contemplados com as mudas de cacau receberão a partir de janeiro assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O atendimento será realizado durante 2 anos e 4 meses.
“Durante este período, um engenheiro agrônomo do Senar atenderá os produtores dando todas as orientações necessárias. Parabenizo esse projeto, pois não é só conceder a muda aos produtores, é necessário também acompanhar o produtor tanto na área produtiva, quanto na área gerencial”, falou o assessor regional do Senar, Vínícius Maline Tavares.
Prefeitura de Linhares