A equipe da secretaria Municipal de Agricultura de Linhares reuniu os 32 produtores selecionados no Processo Seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau. Na ocasião, foi apresentado o cronograma de distribuição e como funcionarão os serviços de assistência técnica e gerencial fornecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro aconteceu na sede da Ceplac, no Centro, na quinta-feira (26).
“As mudas serão distribuídas a partir do mês de dezembro seguindo até maio de 2020, conforme a produção no viveiro da Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP), pertencente à Ceplac. O Senar, parceiro também nesse processo, explicou aos produtores como funcionará os agendamentos das visitas e os treinamentos de gestão”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuando que a ação faz parte do primeiro edital do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura.
O produtor Udson de Sousa Reis disse que a parceria com a Prefeitura de Linhares e o Senar tem sido fundamental para o fomento da produção do fruto. “A prefeitura dando esse suporte junto ao Senar está inovando e dando suporte para as pessoas, principalmente as que estavam desacreditadas, ajudando na retomada da produção. Muitas propriedades têm o cacau como carro-chefe e, há quatro anos venho lutando para viver somente da produção de cacau que é uma cultura apaixonante”, destacou.
Cada muda custará ao produtor R$ 1,60, sendo que no mercado chega a R$ 5. Os proprietários deverão recolher a contrapartida correspondente via Documento de Arrecadação Municipal (DAM), emitido pela prefeitura, com crédito destinado direto ao Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares, ou por outro meio que venha a ser regulamentado no Regimento Interno de referido fundo.
Estiveram presentes na reunião, o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, o presidente Associação dos Cacauicultores do Estado do Espírito Santo (Acau), Mauro Rossoni Junior, o chefe da Ceplac no Espírito Santo, Carlos Alberto Spagiari, o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Vinícius Maline Tavares.
Prefeitura de Linhares