Linhares entrega segunda barragem aos produtores de Baixo Quartel

0

Fotos: Secom Linhares

A segunda barragem construída em Baixo Quartel foi entregue na tarde desta terça-feira (21) pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, aos produtores rurais da região. Agora as máquinas estão em Desengano para construção de mais três reservatórios, seguindo para o Farias que será contemplado com dois e, por fim, o distrito de São Rafael onde será construída uma barragem. Ao todo, 40 produtores rurais serão beneficiados. A primeira barragem do Baixo Quartel foi entregue no dia 13 de março deste ano.

O secretário de Agricultura disse que a barragem ocupa 2,7 hectares de área alagada, com capacidade de armazenar 33 milhões de litros de água, beneficiando diretamente sete propriedades rurais. “Já teve produtor que levantou a bomba de irrigação por três vezes, devido o volume de água ter elevado o nível da barragem. As chuvas dos últimos dias favoreceram e a barragem já atingiu sua capacidade. É uma alegria ver toda essa água armazenada beneficiando a região. Finalizando essa primeira etapa, construiremos pelo menos mais seis barragens no município. Inclusive, a Prefeitura de Linhares está com as inscrições abertas para os interessados em participar do processo seletivo, inscrevendo seus projetos”, informou Fiorot.

O produtor Fernando de Jesus Frinhani é um dos proprietários da área onde a barragem foi construída. “Quando a vegetação que está sobre as águas se decompor e a lâmina d?água aparecer por completo – um processo natural – a barragem vai virar uma lagoa. Onde faço a captação de água para irrigar houve um aumento de quase dois metros de profundidade. Quando passamos em 2013 por um período de seca, aqui passava com trator. Agora, essa barragem vai garantir a nós produtores uma estabilidade devido o armazenamento de água”, relatou.

O senhor Armozino Batista Cruz, mais um produtor beneficiado com a segunda barragem, já colhe bons resultados. “A poça que tenho na minha propriedade não dava conta de irrigar e ainda fazia baixar a água do poço que a gente tinha que ficar cavando. Agora, com a barragem que teve o nível elevado com as chuvas, o nível de água da minha poça também subiu mais de meio metro. Agradeço à prefeitura e tenho esperança que vai melhor ainda mais”, falou.

O prefeito Guerino Zanon informou que as oito barragens construídas são as primeiras do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo e que o município tem reservado R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias do campo. “Os reservatórios vêm para integrar os serviços de caixas secas que desenvolvemos hoje no município, tendo visto que já construímos mais de 2.300 caixas, contribuindo assim para proteção das nascentes e manejo adequado da irrigação. Todos esses serviços visam garantir melhores condições hídricas para a agricultura, principalmente para os pequenos produtores rurais, para vivermos momentos diferentes dos que muitos produtores já enfrentaram nos períodos de déficit hídrico”, frisou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, disse que essa barragem atende a um anseio dos produtores. “Esse trabalho é algo que as futuras gerações vão agradecer muito. Já passamos por muitos momentos de crise hídrica e agora iniciamos uma nova história. Que essa gestão seja exemplo para o Espírito Santo no segmento do agronegócio”, destacou.

Também esteve presente no evento os vereadores Joel Celestrini, Estéfano Silote e Pâmela Maia, presidentes de associações de moradores e produtores de Linhares, representante da Ceplac, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Rodrigo Pontini Martins, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Linhares e Sooretama, Pedro Soares Rodrigues e o diretor da Associação Agricultura Forte, Renato Bianchini.

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Prefeitura de Linhares

Compartilhar:

Deixar um Comentário