Com o objetivo de levar tecnologia para os agricultores e orientar o manejo correto da lavoura, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretária de Agricultura de Marechal Floriano realizaram o dia de campo da banana na propriedade do Sr. Constantino Krohling, na comunidade de Santa Maria. Um grupo de 70 pessoas formado por técnicos, produtores e alunos de um curso técnico de agropecuária de uma escola do município participaram do evento.
O evento contou com diversas palestras como a ministrada pelo proprietário de um laboratório de micropropagação in vitro, Renato Moraes Abreu, com o tema “Mudas de banana por micropropagação: técnicas e vantagens”.
Já o extensionista Alciro Lamão Lazzarini falou sobre as variedades e tecnologias para produção. O pesquisador Hélcio Costa falou sobre doenças da bananeira e seu manejo. Por fim, a última palestra foi sobre pragas da bananeira e seu manejo, com o também pesquisador José Salazar Júnior. Todos do Incaper.
Nos últimos 5 anos, a cultura da banana teve um crescimento acentuado em Marechal Floriano, saindo de 100 para 1000 hectares de plantação, exportando para o estado do Rio de Janeiro e regiões Norte e Nordeste do Brasil. “Saímos de um munícipio que quase não produzia banana, isso aconteceu porque as pessoas plantaram em consorcio com o café, ou seja, plantaram no mesmo lugar duas culturas diferentes. Nosso trabalho é oferecer o conhecimento para que os produtores possam produzir melhor e com qualidade, seguindo o tripé da sustentabilidade: econômico, ambiental e social”, disse o extensionista Ubaldino Saraiva, um dos organizadores do evento.
Incaper