A Associação Agricultura Forte, representante de diversos produtores rurais do estado do Espírito Santo, foi convidada pela Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Andaterra), para participar, em Brasília, de reunião sobre endividamento e custeio rural.
A iniciativa objetiva reunir lideranças da agricultura e do agronegócio para discutir sobre a grave situação de inadimplência involuntária que os atuais produtores capixabas se encontram.
Recentemente o Espírito Santo foi assolado pela mais grave crise hídrica que se tem notícia, onde o flagelo da seca permaneceu por três anos consecutivos, causando prejuízos, ceifando empregos e causando o abandono do campo.
Os agricultores capixabas, além dos prejuízos decorrentes das frustrações de safras, estão com as receitas futuras comprometidas para os próximos anos, tendo em vista que no Estado predominam as atividades agrícolas tidas como perenes, que possuem um ciclo mais longo para a recuperação da capacidade produtiva.
Com isso, os agricultores enfrentam enormes dificuldades para honrar os compromissos de crédito rural contraídos, fato que já está levando muitos à inadimplência, à insolvência e, infelizmente, ao abandono de suas atividades.
Com intuito de expor aos deputados a fragilidade em que se encontram os produtores e solicitar apoio para a solução do problema, a Andaterra está promovendo esse encontro que acontece amanhã (13), às 10h30, na Câmara dos Deputados.
Campo Vivo