Realizado sequenciamento do genoma do café arábica

por Portal Campo Vivo

Pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, deram um passo importante que pode levar ao desenvolvimento de novas variedades resistentes a doenças que se adaptam à mudança climática, ao sequenciarem o genoma do café arábica. De acordo com o estudo, o café é uma das maiores culturas básicas do mundo, com pessoas consumindo mais de 2,25 bilhões de xícaras por dia e espera-se que a mudança climática diminua a área certa para cultivar café em até 50% até 2050.

Em 2017, os geneticistas da UC Davis sequenciaram o genoma do café arábica e o divulgaram ao público pela primeira vez, essa que é uma espécie responsável por 70% da produção mundial de café. O financiamento para o sequenciamento foi fornecido pelo grupo Suntory, uma empresa internacional de alimentos e bebidas com sede em Tóquio.

A nova sequência do genoma foi publicada no Phytozome.net, que é considerado o maior banco de dados público de genômica comparativa de plantas coordenado pelo Joint Genome Institute do Departamento de Energia dos Estados Unidos e está disponível para uso por cientistas e criadores de plantas em todo o mundo. Esses dados, no entanto, sugerem que as diferenças nos padrões de temperatura e precipitação já tornam a cultura mais suscetível a doenças e pragas.

“Esta nova sequência do genoma de Café arábica contém um ponto crucial para o desenvolvimento de variedades de café de alta qualidade e resistentes a doenças que podem se adaptar às mudanças climáticas esperadas, que irão ameaçar a produção global de café nos próximos 30 anos” disse Juan Medrano, geneticista. na Faculdade.

Agrolink

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar