A nova unidade de classificação e provas de cafés instalada na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de Marilândia, foi inaugurada na manhã deste sábado (18). Agora, as amostras de cafés Conilon da região poderão ser avaliadas no novo espaço antes de serem comercializadas.
A inauguração da unidade foi realizada durante o 2° Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia, também realizado na Fazenda Experimental, e contou com a participação da diretora-presidente do Incaper, Nara Tedesco, do subsecretário de Agricultura, Marcus Magalhães, servidores e pesquisadores do Incaper e representantes da Prefeitura de Marilândia.
A instalação da unidade de classificação e prova, é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Incaper e da Prefeitura de Marilândia. O local abriga uma sala de classificação dos grãos de cafés e outra sala de prova das amostras.
A diretora-presidente do Incaper, Nara Tedesco, ressaltou o trabalho do instituto nas ações de melhoria do Conilon e destacou o significado da sala de classificação do café na Fazenda Experimental. “Os produtores da região ganham um local para prova do café para, antes de serem comercializados, possam ser classificados e provados. Na hora de vender o produtor terá melhor conhecimento do produto que está oferecendo ao mercado. E também vamos oferecer cursos de degustação para os produtores que quiserem se especializar”, disse Nara.
O subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, destacou que a sala de classificação e prova de café e o concurso de qualidade são importantes para qualificar a produção capixaba. “A qualidade do café é a porta de entrada no mercado nacional e mundial. Inaugurar uma sala desta em uma Fazenda do Incaper é ter a garantia da sequência de um trabalho que é muito bem realizado. É na pesquisa e na extensão rural que se começa o trabalho de melhoria e qualificação do setor”, disse Marcus Magalhães.
O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, o pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin, destacou a importância da implantada da unidade. “O espaço servirá para que os cafeicultores da cidade e dos municípios vizinhos possam trazer as amostras para classificação e, assim, conseguir um valor agregado maior para para revenda. Marilândia tem cafés muito bons para serem oferecidos para o mercado”, destacou Verdin.
2° Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia
Na manhã deste sábado (18) foram anunciados os vencedores do 2° Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia, realizado também na Fazenda Experimental do Incaper no município. O concurso foi dividido em duas categorias: terreiro/estufa e secador de cafe. Ao todo foram 62 amostras analisadas na sala de provas do Incaper em Brejetuba.
Na categoria terreiro/estufa os vencedores foram: 1° Pedro Paulo Pettri, 2° lugar Luiz Carlos Moschen e 3° lugar Erval Sangali. Já na categoria secador os vencedores foram: 1° lugar Antônio Gerlin, 2° lugar Gervásio Camata e 3° lugar Jonas Moschen.
Com informações de assessoria