A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a liberar toneladas de milho para salvar animais no Espírito Santo. O produto vai evitar que aves e suínos sejam sacrificados. Isso porque médios e grandes produtores não conseguiram comprar a ração, que vem de outros estados, por causa da greve dos caminhoneiros.
Só neste sábado (02) e domingo (03), 280 toneladas de milho saíram da unidade da Conab de Colatina para Santa Maria de Jetibá.
O produto antes era destinado somente a pequenos produtores do estado, mas nessa semana o governo mudou as regras, até o dia 29 de junho.
Além de Colatina, as unidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim também vão liberar o produto.
Ao todo, 6 mil toneladas de milho estão destinadas a atender os grandes produtores do estado de aves e suínos que ainda enfrentam dificuldades por causa da greve dos caminhoneiros.
“Durante um período de 30 dias, os médios e grandes produtores terão acesso a esses estoques nas mesmas condições dos pequenos produtores”, disse Julieder Cocheto, gerente da unidade da Conab de Colatina.
Até o final do mês de junho, 1.800 toneladas de milho da unidade de Colatina vão estar disponíveis para os grandes produtores. No local, eles podem comprar o quilo do alimento por um preço mais barato que no mercado.
“Nós possuímos hoje aqui, 2.500 toneladas nesta unidade de Colatina e vamos disponibilizar até 1.800 toneladas de modo também que a gente não comprometa o abastecimento dos pequenos”, completou Julieder.
G1 ES