O Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – assinou, nesta terça-feira (19), a ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação da primeira etapa da estrada rural que liga a sede do município de Montanha até o distrito de São Cristóvão. O trecho possui 5,31 quilômetros de extensão e o investimento será de R$ 3,9 milhões.
Participaram da assinatura o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, além de lideranças estaduais e do município.
Como de habitual, Paulo Hartung solicitou aos empresários responsáveis pela obra, que priorizem a contratação de mão de obra local. Hartung ressaltou ainda que as obras estão sendo iniciadas com recursos já separados. “Estamos investindo R$ 4 milhões nesta obra e isso é a realização de um sonho. Em poucos dias soltaremos uma autorização para iniciarmos outra obra estruturante que é a barragem”, adiantou.
O secretário Ideraldo Lima afirmou que o trecho faz parte do conjunto de investimentos já em andamento na Seag. “É um trecho importante que vai ajudar no transporte da produção agropecuária da região que tem um laticínio importante. Os recursos já estão garantidos em caixa. As contas organizadas permitem que o Estado invista na melhoria da vida da população”, destacou.
Caminhos do Campo
O objetivo do Programa Caminhos do Campo é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, e de desenvolver o agroturismo.
Desde o início de 2003, o Programa Caminhos do Campo já pavimentou, em todo o Estado, aproximadamente 1.100 quilômetros de estradas rurais.