Maggi percorre três municípios do ES e assina acordo para fomentar fruticultura

0

Em visita ao Espírito Santo, nesta quinta-feira (15), o ministro Blairo Maggi (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, percorreu três municípios do estado, tendo, em Vitória, assinado convênio para promover a fruticultura na região do Caparaó. A vinda do ministro do estado foi um convite da senadora Rose de Freitas e do deputado Evair de Melo.

A expansão dessa atividade como opção para diversificar a atividade agrícola na região é resultado de estudos técnicos, com participação da Embrapa, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e da Universidade Federal do Espirito Santo, com a qual foi assinado convênio.

O estado do Espírito Santo possui área plantada de 1.571 hectares e produção de 15.369 toneladas de frutos. A produção tradicional de leite e de café em municípios do Caparaó passa a ter novas perspectivas, de obtenção de renda, com a introdução de culturas para as quais apresenta vocação pelas condições climáticas, como é o caso da laranja.

O encontro na capital aconteceu na Federação das Indústrias, onde o ministro encontrou-se com representantes da entidade, de cooperativas e de associações do setor agrícola.

Pela manhã, na sede da Coopeavi em Santa Maria de Jetibá, o ministro se reuniu com produtores, autoridades municipais, estaduais e federais e a diretoria da cooperativa. Maggi destacou a importância do trabalho conjunto entre a pasta e as associações e cooperativas de produtores rurais do país. “Tenho consciência plena das necessidades dos agricultores. A sociedade sempre espera produtos bons e baratos, mas não se importa com a renda dos produtores”, disse Maggi.

Ele também ressaltou as mudanças em mais de 900 normas ligadas à agricultura, pecuária e abastecimento para facilitar a vida do produtor rural. “Esse é o princípio que estamos trabalhando no Brasil inteiro para os produtores terem sua renda garantida”.

O diretor administrativo comercial da Coopeavi, Argêo Uliana, considera o dia 15 de março de 2018 um marco histórico na cooperativa. “Nunca vi desde o início da Coopeavi um ministro sair de Brasília para conhecer produtores da região serrana capixaba. Isso aponta para um futuro melhor para nossa agricultura”, declarou.

Santa Maria de Jetibá tem um plantel de 12 milhões de aves, que produzem 250 milhões de dúzias de ovos por ano. A atividade gera 18 mil empregos diretos e indiretos. É o segundo maior produtor de ovos do Brasil, depois de Bastos (SP). Além da avicultura, tem grande produção hortifruti e o maior número de produtores orgânicos do estado

Após visita à Coopeavi, a comitiva  seguiu para Venda Nova do Imigrante, onde se encontrou com integrantes do setor do agroturismo, com produtores de café, queijos e vinhos.

Em seu discurso, Blairo Maggi lembrou ter feito muitas viagens como essa quando era governador do Mato Grosso. Disse que são importantes para ver de perto a realidade dos produtores. “Muitas das viagens que fiz resultaram em tomada de decisão firme, seja porque precisava asfaltar, ou seja, permitiam ver o que era de fato prioridade. Por isso, é importante que o ministro, o senador, o deputado saia de sua sala e venha ao encontro daqueles que trabalham no campo”.

Prorrogação das dívidas

O presidente da Associação Agricultura Forte, Edivaldo Permanhane, entregou um documento ao ministro solicitando apoio na prorrogação das dívidas dos produtores rurais do Espírito Santo.

“O produtor precisa de um novo financiamento. É importante que o produtor peça ao seu prefeito, deputado para reforçar esse pedido junto ao ministro”, disse em comunicado.

Com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário