O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, anunciou nessa terça-feira (6) o programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, que tem como meta retomar a produção local, que foi afetada por doenças e o longo período de estiagem, com o incentivo à renovação das lavouras junto a pequenos produtores do município. O projeto de lei que institui o programa foi encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores de Linhares
A secretaria municipal de Agricultura, alinhada às diretrizes do Plano Agro do Município, ficará responsável pelo programa, que pretende elevar a competitividade nos plantios tradicionais e favorecer a implantação de lavouras em sistemas agroflorestais, conhecidos como áreas de cabruca. Os produtores terão acesso a mudas resistentes a vassoura-de-bruxa (doença que ataca a lavoura e compromete a produção). A Prefeitura, em parceria com a Ceplac, vai produzir 30 mil mudas na primeira etapa e a intenção é chegar a produção anual 100 mil mudas resistentes à pragas e doenças a pequenos produtores do Município, além de assistência técnica direcionada e outros estímulos.
Com o programa, a expectativa é recuperar os níveis de produção e produtividade das lavouras, alcançados antes da incidência da doença, a médio e longo prazo. A área cultivada com cacau no Estado é de aproximadamente 22 mil hectares e o município de Linhares se destaca como maior produtor estadual, com uma área cultivada de 18.600 hectares, envolvendo aproximadamente 900 propriedades rurais distribuídas principalmente às margens do Rio Doce e com a geração de 5 mil empregos diretos.
De acordo com o prefeito Guerino Zanon, “as atividades diversificadas, em Linhares, sustentam de forma estável o desenvolvimento, bem como outras atividades da economia que geram emprego, renda, em especial ao cacau que está diretamente ligado à história do Município. Anunciamos este programa no momento em que Linhares alcança o título de melhor cacau do Brasil e entre os 18 melhores do mundo além de um compromisso de campanha que cumprimos junto aos produtores e que, com certeza, vai aumentar a eficiência de produção e comercialização, visando incrementar a sustentabilidade e competitividade da cacauicultura em âmbito municipal”, destacou o prefeito Guerino.
O novo Superintendente da Ceplac na Bahia, Carlos Alexandre Brandão destacou que as ações desenvolvidas no Espírito Santo, sobretudo em Linhares, sempre motiva muito pela qualidade do capital intelectual que o Município apresenta. “A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai trabalhar para fortalecer as parcerias que estão ajudando na recuperação da lavoura cacaueira. Em toda boa agricultura, os produtores precisam participar e é isto que estamos vendo aqui Linhares”, declarou.
“Desenvolvemos o programa de revitalização da lavoura cacaueira porque temos confiança na ciência e na transferência de tecnologia para o produtor rural. Para dar condições aos produtores, além de ações paralelas como diálogos constantes com os bancos para a equiparação de linhas de crédito, oferecendo carência e juros adequados à realidade do setor. A secretaria já desenvolve várias ações no ramo da cacauicultura, mas agora vamos fazer um programa integrado, com nova roupagem e maior abrangência”, afirmou o secretário Franco Fiorot.
O presidente da Associação dos Cacuicultores de Linhares (Acal), Raphael Rocha Mendes, destacou a importância da revitalização das áreas produtoras de cacau em Linhares e o serviço de assistência técnica. “Temos a certeza que será um grande sucesso essa revitalização, pois a integração entre os parceiros e a Prefeitura de Linhares, em especial a secretaria municipal de Agricultura, vai elevar nosso patamar de produção e produtividade gerando renda aos produtores e um genuíno produto capixaba de qualidade para o mercado consumidor nacional e internacional”, afirmou.
“O esforço que estamos fazendo só vai funcionar se o produtor entender que ele é o principal agente de mudança. Procuramos criar esforços para sermos bem sucedidos e superarmos os momentos difíceis que enfrentamos no passado. Alguns dos produtores conseguiram superar as dificuldades, mas muitos ainda enfrentam o problema das doenças na lavoura. O programa de revitalização da lavoura cacaueira nos dá a esperança de um futuro promissor e a conquista de novos mercados”, declarou o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho.
O evento foi realizado no gabinete do prefeito Guerino Zanon. Estiveram presentes, além do prefeito, o vereador Tobias Cometti, o Superintendente da Ceplac na Bahia, Carlos Alexandre Brandão, o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, Manoel Serra de Aragão, que responde pela Ceplac em Linhares, o responsável pela Estação Experimental Filogônio Peixoto, Carlos Alberto Spaggiari Souza, o presidente da Associação dos Cacuicultores de Linhares (Acal), Raphael Mendes, o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), Wilson Ferreira, e um dos produtores de cacau mais antigos do Município, Valdemar Borges da Silva.
Fundo de Apoio a Cacauicultura
Além do programa de renovação da lavoura cacueira, o projeto de lei cria o Fundo de Apoio a Cacauicultura do Município de Linhares, que terá um comitê gestor com integrantes da secretaria municipal de Agricultura, secretaria municipal de Meio Ambiente, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação dos Cacuicultores de Linhares (Acal), Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo e Sindicato Rural de Linhares (SRL) e Incaper.
Secom PML