O cultivo da videira tem se tornado uma atividade praticada por cada vez mais produtores rurais do Espírito Santo. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper) realiza diversas ações a fim de capacitar os agricultores de base familiar do Estado com relação aos tratos, técnicas e manejos mais adequados para a produção.
Na última sexta (22) foi aconteceu o 3° Dia de Campo sobre a Cultura da Videira, em Marechal Floriano. A ação foi no Sítio Santo Antônio, de propriedade do agricultor Antônio Rigoni, no Trevo de Paraju, em Marechal Floriano.
O dia de campo reuniu cerca de 110 participantes, entre produtores, técnicos e outros interessados no assunto. “A uva tem um papel de grande importância na diversificação da agricultura familiar de Marechal Floriano, e isso é um atrativo para o agroturismo da Região”, disse o extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva.
Na ocasião, foram discutidos diversos aspectos técnicos relacionados ao cultivo da videira. O engenheiro agrônomo, Braitener Luiz Giorgines Andrade, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Agrocete no Brasil e Mercosul, falou da importância da nutrição, calagem e adubação da videira. O produtor rural representante da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES) Jandir Gratleri fez a apresentação de resultado no pomar da videira do ano anterior. E o pesquisador do Incaper, doutor em fitopatologia, Hélcio Costa abordou questões relacionadas ao manejo e controle de doenças da videira.
Autoridades, como o prefeito em exercício de Marechal Floriano, Junior Lovatti, e o secretário municipal de agricultura, Sérgio Stein, além do diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, também participaram do dia de campo. “O Incaper está à disposição dos agricultores capixabas, a fim de fortalecer a agricultura familiar do nosso Estado”, disse Mauro.
As ações de capacitação já estão previstas para o ano que vem. Segundo o extensionista do Incaper Ubaldino Saraiva, mais um dia de campo sobre o cultivo da videira será realizado em Marechal Floriano. “Desta vez, será na propriedade do senhor Sereno Rubert. Está marcado para o dia 11 de janeiro de 2019, no distrito de Victor Hugo”, antecipou.