A participação de um produtor linharense no principal evento do setor de chocolate do mundo foi o maior destaque de 2017 no setor cacaueiro capixaba. Emir de Macedo Gomes Filho foi o único brasileiro a participar do concurso se cacau de excelência, que acontece durante o Salão do Chocolate, em Paris. A amêndoa produzida por ele ficou entre as 18 melhores do mundo, gerando grandes expectativas na ampliação da participação do cacau de Linhares no mercado internacional.
Em 2017, as atividades cacaueiras em Linhares completaram 100 anos. Para comemorar o centenário da implantação da cacauicultura no município, foram realizadas diversas atividades como o I Concurso de Qualidade de Amêndoas; o Simpósio da Cacauicultura Capixaba; lançamento de um selo comemorativo que está sendo utilizado pelos Correios em todo o país.
As expectativas do setor para o próximo ano são boas. A concretização da Cooperativa dos Cacauicultores do Espírito Sando (Coopercau), deve verticalizar a produção das amêndoas de qualidade na região, o que deve facilitar ainda mais a participação da amêndoa capixaba no mercado internacional.