O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) publicou na última semana o edital para contratar consultoria especializada com o objetivo de elaborar novo modelo de organização da Ceplac. A medida integra Acordo de Cooperação Técnica com o IICA para modernizar a gestão e aperfeiçoar as políticas de promoção do desenvolvimento sustentável, da segurança alimentar e da competitividade do cacau.
As atividades dos segmentos do cacau e do chocolate geram receita da ordem de R$ 23 bilhões anuais para a economia brasileira. A adequação das estruturas organizacionais visa consolidar conquistas de mercado e promover a expansão do setor.
Para o diretor da Ceplac, Juvenal Maynart, o novo modelo fortalecerá todos os setores de atuação, com a formulação de novos parceiros em pesquisa, extensão e inovação. Ele ainda destaca o poder de captação de recursos nacionais e internacionais para fortalecer os sistemas agroflorestais brasileiros com árvores nativas, com ênfase em cacauicultura, para a recuperação de áreas degradadas nos dois biomas Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
A Ceplac, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um braço que atua em áreas carentes de infraestrutura, desenvolvendo ações de promoção e fomento e proporcionando apoio técnico para a produção agrossilvipastoril. Também dá suporte ao produtor no crédito rural, incentiva a estruturação de organizações associativas, a agroindustrialização e o aumento da produção de commodities.