Brasil passa a integrar entidade da OCDE que promove frutas e hortaliças

por Portal Campo Vivo

O Brasil foi aceito como país integrante do Esquema de Frutas e Hortaliças da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que promove ações de facilitação do comércio internacional para simplificação da inspeção, utilizando padrões internacionais de classificação e controle da qualidade. A OCDE decidiu pela aceitação na reunião plenária anual do Esquema em 7 de dezembro, em Paris, França. O Brasil é o primeiro país da América Latina.

Desde 2014, na condição de país observador, o Brasil participava do Esquema da OCDE para Frutas e Hortaliças. Em 2015 iniciou a mobilização para adesão e formalizou o pedido em março de 2017.

Em julho de 2017, o sistema de inspeção de frutas e hortaliças do Brasil foi auditado por técnicos da OCDE e do serviço oficial de inspeção da Alemanha. Em Pernambuco os especialistas visitaram o polo de fruticultura de Petrolina e o porto de Suape, além da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Fátima Chieppe Parizz, coordenadora Geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disse que “a adesão do Brasil ao Esquema da OCDE é um passo importante para o setor. Isto possibilitará a melhoria do sistema brasileiro de padronização e inspeção de frutas e hortaliças, destinadas ao mercado interno e à exportação, e a adoção de procedimentos alinhados aos praticados no mercado internacional, voltados à eficiência e a rapidez nos controles oficiais”.

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar