Ciente da importância da área do entorno da bacia hidrográfica do rio Jucu, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) assinou, nesta segunda-feira (13), um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar) visando conferir agilidade ao processo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em propriedades localizadas na área de atuação do projeto “Remanescente”.
Segundo o diretor-presidente da Ibramar, Jucenio Mauro Romagna, esse projeto tem como principal objetivo a recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e faixas marginais do curso d´água localizadas na bacia do rio Jucu. “Esses mananciais de superfície contribuem direta e indiretamente para o abastecimento dos reservatórios da região metropolitana da Grande Vitória que apresenta alto índice de criticidade hídrica”, ponderou.
Para o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, essa parceria é de extrema importância para contribuir com o aumento da reserva hídrica no Estado. “O Idaf irá oferecer consultoria e treinamento à equipe do Ibramar de forma que os cadastros possam ser agilizados para os produtores da área em questão. A proposta é que sejam inscritos 270 imóveis rurais no CAR em propriedades com até 4 módulos fiscais. É essencial que essas propriedades estejam ambientalmente regularizadas, pois elas são fundamentais para potencializar o abastecimento hídrico”, disse.
A área do projeto contempla as comunidades de Alto Tijuco Preto, Tijuco Preto, Barra do Tijuco Preto, Cristo Rei, São Rafael, Alto Areinha, Areinha, Ribeirão Capixaba, Goiabeiras, Ponto Alto, Perobas e Alto Paraju, todas no município de Domingos Martins. A previsão é que o trabalho tenha início ainda neste mês de novembro e se estenda até junho de 2018.