O local onde será construída a futura Barragem da Cachoeira da Cobra, em São Gabriel da Palha, recebeu a visita da equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), na manhã desta quinta-feira (09).
Participaram da visita técnica, o secretário da Agricultura, Octaciano Neto; a prefeita de São Gabriel da Palha, Céia Ferreira; o vice-prefeito Léo Bragato; a deputada estadual Raquel Lessa; além de lideranças locais.
A barragem na Cachoeira da Cobra terá capacidade para armazenar 274 milhões de litros de água em 11 hectares. O barramento terá quatro metros de altura e será construído de concreto.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a barragem terá capacidade para abastecer a cidade por até três meses. “O consumo de água para irrigação, indústria e na cidade aumentou. Além de diálogo sobre o uso correto de água por todas as partes, temos que investir em armazenar água. Até o final de 2018 serão 60 em todo o Estado. Aqui em São Gabriel da Palha temos que agradecer ao Sicoob que doou o projeto de engenharia. O projeto será entregue até o dia 30, vamos licitar a obra no início do ano e a construção deve começar até maio”, disse o secretário.
A prefeita Céia Ferreira destacou a importância da obra para a cidade. “Ano passado tivemos um período muito difícil em São Gabriel por conta da seca. Armazenar água é fundamental para a população. Além dessa barragem, o Estado nos contemplou com outras duas”, disse a prefeita.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.
Seag