A estrada rural que liga as comunidades de Barra do Triunfo a Demétrio Ribeiro, em João Neiva, está sendo pavimentada por meio do Programa Caminhos do Campo. O local foi visitado, na tarde desta sexta-feira (21), pela equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O trecho possui 8,26 quilômetros e receberá um investimento total de R$ 7,2 milhões.
Participaram da visita às obras do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de João Neiva, Otávio Abreu Xavier, o vice-prefeito Geraldo Barcelos, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, o subsecretário de Estado de Infraestrutura da Seag, Zacarias Carraretto, além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.
O Caminhos do Campo entre Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro está com 40% de obra concluída. Dois quilômetros estão em fase de pavimentação e o restante passa por serviços de terraplanagem e corte de rocha. A previsão é de que a pavimentação da estrada seja concluída no início do primeiro semestre do próximo ano.
O secretário Octaciano ressaltou que a região se destaca pela produção de café e leite. “Desde o primeiro governo do governador Paulo Hartung já foram pavimentados 1.200 quilômetros de estradas pelo Programa Caminhos do Campo. Além de ajudar a escoar a produção agrícola, o trecho que liga Demétrio Ribeiro até Barra do Triunfo vai reforçar ainda mais o agroturismo da localidade”, disse o secretário.
“Hoje visitamos a obra de pavimentação que é um sonho das comunidades de Demetrio Ribeiro e Barra do Triunfo. São 8,2 quilômetros de estrada terra batida que serão adequados e revestidos, proporcionando conforto e segurança para os moradores e também, no escoamento da produção agrícola das comunidades do entorno”, disse o presidente da Assembleia, Erick Musso.
Caminhos do Campo
O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas.
Seag