Representantes do governo do Paraguai estão no Brasil para conhecer as ações governamentais de incentivo à agricultura familiar. Até a próxima quinta-feira (21), a delegação estará reunida com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. A agenda inclui visita de campo a cooperativas beneficiadas pelas políticas públicas executadas pela Companhia.
Ao longo da semana, a Conab mostrará como funcionam mecanismos de apoio à comercialização, como as compras governamentais de alimentos, e como articular oferta e demanda de produtos. Entre as ferramentas de compras públicas executadas pela Companhia se destaca o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante renda ao agricultor familiar por meio da compra de sua produção. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócioassistencial e também de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
Além dos programas com foco na agricultura familiar, a delegação irá conhecer as ações desenvolvidas pela Conab na área de política agrícola e abastecimento. O governo paraguaio tem interesse, ainda, em informações sobre as ferramentas utilizadas na elaboração das políticas públicas, como os levantamentos de dados agrícolas. Também quer saber como funciona a Política de Garantia de Preços Mínimos, mecanismo utilizado pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e assegurar o abastecimento.
Após as reuniões, o grupo fará uma visita técnica a projetos do PAA em execução. A expectativa da delegação paraguaia é, a partir da experiência brasileira, elaborar instrumentos de apoio a comercialização da agricultura familiar do próprio país.
Conab