O secretário municipal de Agricultura de Linhares Franco Fiorot, juntamente com o seu diretor Rodrigo Pagani, entregaram, nesta semana, ao gerente da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Mauricio Pogian, a documentação atualizada e necessária para dar sequência a mais uma etapa do processo para construção das barragens em Linhares, que beneficiarão as comunidades do Farias e Baixo Quartel.
A expectativa é de que no próximo mês tenha início a elaboração final do projeto, para posterior execução das obras. Os recursos para o projeto foram viabilizados pela Prefeitura de Linhares com o Sicoob Leste Capixaba e as barragens serão construídas pelo Governo do Estado e possibilitarão aumento de oferta hídrica nas respectivas reservas estratégicas. Todo processo é intermediado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
A iniciativa será um grande avanço no atendimento às demandas das comunidades do Farias e Baixo Quartel, onde serão realizadas as obras. No total serão aproximadamente 24,2 hectares de área alagada e capacidade de armazenamento de 380.542 metros cúbicos de volume d’água, atendendo diretamente a cerca de 30 propriedades no total.
De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, as comunidades que serão beneficiadas com a parceria terão aumento de oferta hídrica nas respectivas reservas estratégicas e terão melhores condições na produção agrícola, o que corresponderá ao aprimoramento da qualidade de vida não só dos produtores como dos moradores das regiões beneficiadas.
“O projeto é fruto do esforço conjunto da prefeitura, das Secretarias estadual e municipal de Agricultura e dos produtores que cederam as áreas para a construção das barragens. Nossa gestão está empenhada em orientar os produtores e dar a eles as condições necessárias para que tenham mudança na maneira de consumir água, na capacidade de se fazer agricultura de forma sustentável, reflorestar e cuidar das nascentes”, disse o prefeito.
As construções serão realizadas a partir das normas do Programa Estadual de Barragens do qual a prefeitura assinou Termo de Parceria com o governo estadual e que prevê a execução de barragens coletivas por todo Espírito Santo. “A expectativa é que os reservatórios aumentem a segurança hídrica das duas comunidades que sofreram os reflexos da mais grave crise hídrica já registrada no Estado. As barragens a serem construídas poderão ser usadas para várias finalidades, como abastecimento humano, irrigação e para os animais”, destaca o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.
Barragem do Farias III
Área alagada – 9,4 hectares
Capacidade de água armazenada 99.993,98 m³
Propriedades envolvidas – 10
Barragem Baixo Quartel
Área alagada – 14,8 hectares
Capacidade de água armazenada 280.549,06 m³
Propriedades envolvidas – 20
Secom PML