O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma demonstração de método de poda em tangerinas Montenegrina e Ponkan, em Venda Nova do Imigrante. O “dia de campo” ocorreu na propriedade do agricultor Eudes Ângelo Perim, na última semana.
Participaram do evento agricultores do município que, em 2014, adquiriram mudas da tangerina Montenegrina, subsidiadas pela Secretaria Municipal de Agricultura. O pesquisador do Incaper Sebastião Antônio Gomes, lotado no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, foi quem conduziu os trabalhos.
Ele pontou os principais objetivos e vantagens de se fazer a poda em plantas de tangerinas, pois a produção de frutos para consumo in natura é altamente exigente, necessitando, por isso, de práticas pontuais, como a poda, para se produzir frutos de qualidade para oferecer para o consumidor um alimento pronto para consumo e com segurança alimentar.
Na ocasião, a extensionista do Incaper de Venda Nova Imigrante Vanêssa Bicalho Corrêa salientou a importância do Incaper oferecer suporte técnico para a correta formação nas lavouras.
Ficou definido que, no devido momento, o Incaper de Venda Nova do Imigrante realizará outra demonstração de método para auxiliar os agricultores a realizarem o desbaste dessas frutíferas.
Incaper