Doença se espalha em plantações de café conilon em Rio Bananal

0

nematoides_cafeApós a seca castigar plantações de café conilon no Norte do Estado, lavouras em Rio Bananal foram atingidas por uma doença que mata as plantas e causa prejuízos aos produtores rurais. Os nematoides são vermes microscópicos que se alojam nas raízes e comprometem a absorção de água e nutrientes e estão infestando diversos plantios no município.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Bruno Pella, dezenas de lavouras já foram infectadas pelos nematoides. E, por ser um problema praticamente invisível, muitos agricultores só percebem a gravidade quando os pés de café morrem.

“É importante um diagnóstico precoce para salvar as plantas da doença. A dificuldade em identificar os nematoides acontece por serem micro-organismos que sobrevivem debaixo do solo e que atacam as raízes”, explicou Pella.

Segundo ele, os primeiros sintomas são amarelamento das folhas, as folhas caem, menor produção dos frutos e baixo desenvolvimento das plantas. “Além disso, os vermes causam o engrossamento das raízes, deixando-as com um aspecto comparado à cortiça. Isso compromete a absorção de água e nutrientes, provocando a morte do tecido vegetal e, consequentemente, da planta”, afirmou o engenheiro.

Cafezal atingido pela doença - Foto: Gazeta Online

Cafezal atingido pela doença – Foto: Gazeta Online

O tratamento consiste em manejo integrado, controle químico e utilização de diversas técnicas agrícolas. “Após instalados no solo, os nematoides não saem mais. É preciso então fazer um tratamento adequado para conviver com a doença de forma que ela não atrapalhe tanto as lavouras. Por isso o diagnóstico precoce é importante, só assim é possível acabar com o problema”, esclarece.

O engenheiro do Incaper ainda orienta que, para evitar a doença, é importante o produtor rural comprar mudas apenas de viveiristas idôneos e com certificação do Ministério da Agricultura que garante que as plantas estão isentas de nematoides.

Além de atingir dezenas de plantações de café conilon em Rio Bananal, a doença tem avançado também em lavouras de pimenta-do-reino. “O trânsito de máquinas ou até de pessoas pode causar a proliferação dos vermes em plantios saudáveis”, adverte Pella.

O produtor rural Liceli Boni Laureth, de 66 anos, tem uma lavoura de café conilon em Córrego São Jacinto que foi atacada pelos nematoides há um mês. “Tenho três mil pés de café, pelo menos 50 estão infectados. Já gastei muito com remédio para combater, mas mesmo assim os vermes apareceram. Vou ter prejuízo para solucionar esse problema”, lamentou.

Uma propriedade rural em Córrego Jacarandá foi mais atingida: cinco mil dos 15 mil pés de café conilon estão infectados com a doença.

Gazeta Online

Compartilhar:

Deixar um Comentário