Inscrições para o I Concurso de Qualidade do Cacau de Linhares foram prorrogadas

0

cacau !As inscrições para o I Concurso de Qualidade do Cacau de Linhares, que se encerraria na próxima sexta-feira (30), foram prorrogadas até o dia 10 de julho. O prazo foi estendido devido a baixa adesão dos produtores de cacau do município em participar do concurso, que vai aferir a qualidade das amêndoas produzidas no município.

O técnico agrícola e selecionador de cacau da Ceplac, Álvaro Cândido, disse que o concurso é importante para a credibilidade do setor produtivo de Linhares, que já é reconhecido como a terra do cacau.

“Os produtores estão alegando que o tempo é curto para entregas as amêndoas a tempo, então nós estendemos o prazo de inscrição para que todos tenham a oportunidade de participar desse evento que vem pra somar com o reconhecimento de boa produtividade que Linhares já possui, quando se fala em cacau. Os produtores precisam se sensibilizar e efetivar a participação nesse concurso que é importante”, disse.

Os produtores interessados em participar do concurso devem preencher um formulário de inscrição na sede da Ceplac ou na Secretaria de Agricultura, ambas no Centro de Linhares. Para efetivar a participação no concurso, os produtores devem entregar uma amostra de 10 quilos da amêndoa produzida em sua propriedade.

As amostras serão classificadas com um código e serão avaliadas através do uso de métodos padronizados na prova de corte pelos classificadores de cacau da CEPLAC/GERES. As 7 melhores amêndoas serão enviadas para a sede da Ceplac em Ilhéus na Bahia para serem processadas e transformadas em chocolate.

O chocolate também passará por uma avaliação e os cinco primeiros colocados receberão um troféu de participação e o grande vencedor receberá uma máquina de processamento da amêndoa para fabricação de chocolate. A cerimônia para a entrega da premiação está prevista para acontecer no dia 19 de agosto.

O Espírito Santo está em terceiro lugar entre os estados brasileiros que mais produzem cacau, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará. Linhares é o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total, produzindo cerca de 4,5 mil toneladas por ano. Em todo território capixaba são aproximadamente 23 mil hectares de área cultivada e a produção em 2016 foi de 5,5 mil toneladas da amêndoa.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário