Na última semana, as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Linhares, apresentaram aos empresários do agronegócio o Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) que tem o objetivo de promover a cultura exportadora e aumentar a competitividade internacional das empresas brasileiras. O evento está alinhado as ações do Plano Agro Linhares.
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que Linhares possui produtos de qualidade que podem acessar o mercado internacional como o cacau/chocolate, água de coco, cachaça, macadâmia e peixe, por exemplo, além do próprio mamão, referência mundial, que pode ampliar seu mercado. Ele classificou o encontro como uma reunião de trabalho produtiva e destacou a importância mercadológica de Linhares e do Estado em ampliar as atividades de comércio exterior.
“Entre os principais desafios para atuar no mercado exterior está a capacidade de produzir e prestar serviços com qualidade e preço para competir nas cadeias globais. Precisamos criar em nosso município uma cultura forte de comércio exterior para conquistar nosso lugar ao sol neste mundo integrado que vivenciamos. Nosso intuito é ainda melhorar os índices econômicos e sociais das cadeias produtivas do Agro Linhares”, destacou Franco.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni, reforçou a vocação capixaba e linharense para o comércio exterior, por conta dos arranjos produtivos, da localização e da logística. “O Brasil tem enorme potencial para exportação e, por meio do Peiex, o Espírito Santo e Linhares podem ser um modelos de projetos na área de exportação”, pontuou Lorenzoni.
Orientação
O Peiex é um programa desenvolvido pela Apex-Brasil. No Espírito Santo, ele é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Em Linhares tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura dentre de ações propostas no Plano Agro Linhares.
O programa também conta com a parceria do Sebrae, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).
As empresas cadastradas nos núcleos regionais do programa recebem, gratuitamente, consultoria personalizada de técnicos extensionistas que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia e apontam e auxiliam na implantação de soluções para problemas técnico-gerenciais.
Secom PML