Políticas da Sead são apresentadas a gestores públicos de todos os municípios do ES

0

políticas sead esA Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de sua Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo (DFDA-ES), apresentou, nesta terça-feira (30), as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar a gestores públicos do estado. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Prefeitos Municipais do Espírito Santo (Amunes) e contou com a participação de 150 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e outros coordenadores de áreas ligadas ao meio rural.

O delegado federal do Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, ressaltou que os gestores, ao terem conhecimento dos programas que existem direcionadas aos agricultores familiares, podem promover melhorias nos municípios fomentando o desenvolvimento rural. “A delegacia está apresentando as políticas públicas da Sead e a sua disponibilidade para o agricultor familiar. Mostrando, principalmente, como se faz o acesso, os editais das políticas estruturantes”, disse Aureliano.

O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, Abastecimento e Aquicultura e Pesca (Seag), Marcus Magalhães, reforçou que é necessário destrinchar os processos que se fazem necessários até chegar a etapa final das políticas públicas, onde os serviços são contratados. “É um evento de suma importância por esse motivo. Nós precisamos desvendar isso aos municípios para que eles acessem essas políticas, e assim a gente possa mudar a rotina do interior dando cidadania para agricultura familiar”, comentou.

A gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Christiane Barbosa, falou que a instituição está focada em ajudar os produtores a ampliarem suas produções destinadas às compras públicas. “Esse evento aqui é fundamental porque um fórum é o lugar mais apropriado possível para a união de esforços de todos os agentes que vão atuar nesse sentido. Nós temos tanto as prefeituras, órgãos compradores, como também o lado dos produtores, que o Sebrae também vai apoiar fazendo o mapeamento de suas produções e oferta disponível”, explicou Christiane.

O coordenador da gerência de Aquicultura e Pesca, da Secretaria Municipal de Agricultura de Cariacica, Wanderson de Souza Rocha, também destacou a importância do evento nesse sentido dessas uniões. “Estivemos aqui em busca de um sonho para o Espírito Santo. Isso porque nós temos produtores em Cariacica que têm capacidade de vender para outros municípios, mas com alguma dificuldade. Nesse encontro foi muito bom ver o quanto existe uma preocupação essa discussão, não só do setor agrícola, como também de outras partes dessa cadeia. Isso traz um certo ânimo, para promover um crescimento e uma disputa mais igualitária que é o que nós precisamos para fazer com que a nossa agricultura familiar cresça”, finalizou.

Compartilhar:

Deixar um Comentário