Moradores de São Roque do Canaã vão conhecer, nesta terça-feira (16), os projetos e o andamento das obras das barragens Santa Júlia e Alto Santa Júlia, que estão em construção no município. O evento acontecerá na Câmara de vereadores, às 18h.
A barragem Santa Júlia ficará localizada no distrito de Agrovila, no Córrego Santa Júlia, e terá capacidade de armazenar 45.308,27 m³ de água. Serão, ao todo, 1,315 hectare de área alagada. Já a barragem Alto Santa Júlia ficará localizada no distrito de Santa Luzia, no Rio Santa Júlia, com capacidade de armazenamento de 130.617,88 m³ de água e 2,95 hectares de área alagada. Ao todo, o valor investido para a construção das duas barragens será de mais de R$2,4 milhões.
Os principais problemas enfrentados pela comunidade do município são a falta de água para o consumo humano e dessedentação dos animais e água em quantidade e qualidade para atender à demanda por irrigação das lavouras na região. As barragens também acumularão água para a futura regularização da vazão do Córrego Santa Júlia.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O programa prevê investimentos de R$ 60 milhões na implantação de mais de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018. Serão 34 reservatórios de usos múltiplos de médio porte no interior do Estado e outras 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Estado.
A estimativa é que com a implantação de todas as barragens sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.
Serviço:
Data: 16 de maio (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal de São Roque do Canaã
(Rua Lourenço Roldi, 88, São Roque do Canaã-ES)
Seag