O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) trabalham numa proposta de parceria que visa agilizar a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de projetos de barragens para pequenos produtores do Estado. Representantes dos órgãos estiveram reunidos nessa quarta-feira (10) para ajustar de que forma o trabalho será conduzido. A previsão é que o acordo seja firmado no próximo mês de junho.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a ideia é que os serviços de consultoria sejam oferecidos com 90% de subsídio para os pequenos produtores rurais. “Existe uma demanda crescente por esses serviços e esta é uma das maneiras que identificamos de atender melhor o produtor e dar mais agilidade aos processos. No caso das barragens, já atuamos na simplificação dos procedimentos para licenciamento e entendemos que esta parceria com o Sebrae será mais um estímulo para ampliarmos o número de empreendimentos regularizados”, esclareceu.
Para a gerente de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae-ES, Christiane Barbosa e Castro, trata-se de oportunidade para que o produtor receba um diagnóstico da sua propriedade, como ponto de partida, ao lado do Cadastro Ambiental Rural. A partir daí, serão disponibilizados outros serviços/consultorias, visando à adequação ambiental, entre as quais a elaboração de projetos e o licenciamento de barragens. “Diante dos atuais desafios, dirigimos nossos esforços e recursos para um projeto que oferecerá suporte técnico aos produtores, para enfrentar momentos de crise, por meio da recuperação das áreas degradadas, preservação das nascentes, exploração econômica das áreas preservadas, entre outros”, afirmou.
Idaf